Review

WOM Reviews – Ropemaker / Ruído Roído / Enemy Of Reality / Necrotic Divinity

Ropemaker – “Interwoven”

2023 – Edição de Autor 

As palavras valem muito, mas nada pode substituir o espírito de aventura de querer mergulhar a fundo em busca de algo especial. Pelo menos foi o que aconteceu connosco ao mergulharmos neste álbum dos Rope Metal. Isto porque o que nos foi dito no comunicado de imprensa – onde o chavão “Technical Metal Project” falou mais alto – deixou-nos intrigados. E em boa hora porque embora o termo citado atrás não seja desajustado de todo, o que temos é bem mais do que apenas isso. Para já é instrumental e depois consegue tanto evidenciar técnica apurada sem ser propriamente um shredd fest (nada de errado com isso) e depois consegue trazer uma dose de peso bruta que é refrescante neste contexto. Um álbum que soaria bem como banda sonora de um jogo de vídeo, mas que tem pernas (e tudo o resto!) para se sustentar apenas como um álbum de metal pesado instrumental. Daqueles que raramente aparecem.

9/10
Fernando Ferreira


Ruído Roído – “Dor”

2023 – Raging Planet

Mais um novo projecto surge no underground nacional. Desta feita Ruído Roído, um nome enigmático e que poderá causar confusão para os menos habituados a sair da caixa onde se encontram encerrados. O que, diga-se de passagem, é uma bela introdução ao som que trazem. Música instrumental levada a cabo por Márcio Décio e Jorge Oliveira e que contou ainda com a colaboração de João Pais Filipe na percussão, sendo composto por cinco temas onde apesar de nem todos serem longos, o efeito é o mesmo: hipnotizam-nos de uma forma única. Esta é uma forma de música que é tanto desafiante como (para nós aqui na World Of Metal) cativa logo à primeira assim como também é tão hermética como expansiva. Uma viagem que nos faz manter à deriva de conceitos, de títulos ou do quer que seja. Este é um trabalho para ouvir de uma vez só para nos deixarmos mergulhar pelo inesperado e pelo incomum. Algo que depois se torna difícil de desligar.

8.5/10
Fernando Ferreira


Enemy Of Reality – “Where Truth May Lie”

2023 – Vinylstore.gr

Regresso dos gregos Enemy Of Reality depois de sete anos de ausência que mantém a formação embora tenham perdido o seu teclista. Curiosamente isso não foi algo que se tenha notado na sua sonoridade que continua a ser bastante sumptuosa no que aos elementos sinfónicos diz respeito. A voz de Iliana continua a ser um centro de atenções natural e as composições inspiradas para fazer com que ela brilhe. Confesso que tive que passar por um processo de habituação em relação à produção, já que a sonoridade parece algo estranha, afunilada. Terá sido na mistura ou no processo de masterização, mas essa sensação acabou por dominar as atenções (sobretudo o som da bateria) e desviar-me dos temas em si que estão ao nível daquilo que tínhamos expectativas. Um bom regresso.

8/10
Fernando Ferreira


Necrotic Divinity – “Death Ritual”

2023 – Edição de Autor

Do Canadá esperamos sempre coisas boas, mas nem sempre as nossas expectativas são cumpridas, como é o caso neste EP dos Necrotic Divinity que nos traz um Death Metal a roçar o Brutal, mas como uma produção algo tosca onde parece que temos vários sons a conjugarem-se da melhor forma que conseguem sem terem grande sucesso em criar um som memorável ou sequer uniforme. Houve aqui alguma coisa que falhou nitidamente.

4/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.