WOM Reviews – Scriptures / Icosandria / Torture Squad / The Sunrise
Scriptures – “Ghostland”
2022 – WormHoleDeath
A Música não tem que estar sempre a reinventar-se, não é preciso estar sempre a tentar sair da zona de conforto, da caixa, do quer que seja para que tenha uma relevância. No entanto, por vezes quando se é surpreendido é quando as coisas têm um maior impacto. Foi o que aconteceu com “Ghostland” que nos juntou uma série de coisas diferentes mas que juntas resultam todas muito bem. Podemos dizer que a questão atmosférica é aquela que mais se salienta, colocando estes temas na prateleira do post rock mas depois temos também temos aqui muito feeling stoner pelo peso das guitarras, mas quando reparamos estamos já embalados e pouco preocupados em saber qual o género. Hipnótico como tudo, sobretudo pela voz de Siobhan que é fantástica e acrescenta toda uma nova profundidade a temas que já de si são belos.
9/10
Fernando Ferreira
Icosandria – “Icosandria”
2022 – Edição de Autor
Que excelente surpresa que foram os Icosandria! Ter tomado contacto com eles através de um novo tema (“Wander”) fez com que tivesse ficado imediatamente apaixonado pela sua sonoridade que traz memória daquela excitação de quando o post black metal começava a fazer sucesso um pouco por todo o lado. Apesar da proximidade com esse rótulo, a abrangência da sua sonoridade é bem maior que essa, estando muitas vezes até bem mais próxima do post rock. Um sentido melódico único que torna músicas como “Apricus” de uma beleza extraordinária. Sabe a pouco – porque iria saber sempre a pouco – mas é uma apresentação/aperitivo eficaz para o álbum de estreia.
8.5/10
Fernando Ferreira
Torture Squad – “Tortura En La Iglesia En Vivo”
2022 – Edição de Autor
Já lá vão uns quantos lançamentos ao vivo por parte dos brasileiros Torture Squad. Só em 2022 este é já o segundo. Apesar disso, há sempre o interesse de verificar o poder da banda que tem sido exponencial com Mayara Puertas a ser um frontwoman impressionante, acrescentando ainda mais brutalidade ao thrash/death metal já de si bruto na sua base. Registado no La Iglesia, em São Paulo, temos um desfilar pela já considerável carreira da banda brasileira ao longo de mais de uma hora de música. E sente-se o poder como sendo genuíno, ou seja, não existem por aqui aquela sensação que percorre muitos dos trabalhos ao vivos, de estarmos perante um produto tão perfeito que mais parece ter sido registado em estúdio. Sente-se o poder orgânico e verdadeiro da banda e com o público também a marcar a sua presença. Para quem gosta da banda brasileira, este parece-nos que é, até ao momento, o melhor registo do género.
8/10
Fernando Ferreira
The Sunrise – “Rising Loop”
2022 – WormHoleDeath
Nascidos em 2018, os Rising In Loop são uma banda italiana que lançou o álbum de estreia em 2020 e dois anos depois aqui estão eles com o segundo álbum. Temos uma mistura de rock e metal alternativo (maior parte das vezes rock) com algumas pitadas de progressivo. Sente-se que ainda é uma banda que está em crescimento e maturação e que precisa de cortar um pouco as gorduras na hora de preparar um álbum. “The Sunrise” é tão extenso (15 músicas numa hora de duração) que isso lhe faz mais mal do que bem. Menos umas faixas e um pouco mais conciso fariam deste trabalho algo mais interessante. Com potencial mas a não conseguir impressionar de forma duradoura.
5.5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!