WOM Reviews – Starless / Anders Buaas / Final Coil / Seremonia

WOM Reviews – Faustian Pact / Lake Baikal / Ossaert / Deadspawn /
Beast Of Revelation / Fosch / Aspidium / The Spirit

Starless – “Hope Is Leaving You“

2021 – Edição de Autor

Emocional e pesado, é a forma como se pode descrever de forma sucinta o novo trabalho dos Starless – que curiosamente até podemos chamar de uma espécie de super-grupo por juntar membros dos Beak, Timeout Drawer e Our Earth Is A Tomb, entre outros. Mais importante que as bandas no currículo é perceber a intensidade emocional deste “Hope Is Leaving You” (e que título tão profético para os dias de hoje) e a forma como o mesmo ressoa interiormente. É um álbum de enorme poder e de enorme impacto, que fazendo bom uso dos lugares comuns do pós-rock (principalmente ao nível da atmosfera e ambiência) consegue levar-nos para longe daquilo que seria expectável. Igualmente impressionante é a forma como a voz funciona como um elemento que ainda aprofunda mais essa atmosfera muito própria.

9/10
Fernando Ferreira

Anders Buaas – “Tarot”

2021 – Apollon

Nada como um álbum conceptual para abrir o apetite – seja em que altura do dia se trate. O conceito é fantástico e promissor – sobre o Tarot, sendo que por si só, todas as cartas (principalmente da Arcana maior, como é o caso das cartas aqui representadas) já trazem uma história associada quando for colocada na devida ordem, a ordem que surge aqui nestes vinte e dois temas. Uma sensibilidade única e fantástica que nos encanta ao longo de quase oitenta minutos de música. Musicalmente soberbo, conceptualmente também, este é um disco à antiga, instrumental e onde é fundamental nos sentirmos e ouvirmos de uma vez esta autêntica viagem de rock progressivo.

9/10
Fernando Ferreira

Final Coil – “Somnabulant”

2021 – WormHoleDeath

Regresso dos Final Coil, uma das nossas bandas favoritas. Trazem-nos num EP com sete temas (pouco mais de meia hora) o que nos faz até sentir mimados já que sabe um bocado a álbum. Musicalmente continuamos a ter o progressivo misturado com o alternativo e aqui a coisa até é bastante aventureira com alguns temas a terem uma toada chillout, trip hop que lhe assenta muito bem. Faz com que o efeito “cool” se intensifique ainda mais. Conforme vamos avançando no EP percebemos a motivação de ser considerado como tal – é uma abordagem mais alternativa e experimental dentro do que a banda costuma fazer, mas nem por isso menos interessante.

8/10
Fernando Ferreira

Seremonia – “Neonlusifer”

2022 – Svart

Consta que os Seremonia são uma das maiores propostas do rock psicadélico saídas da Finlândia e tal nem é nada surpreendente principalmente depois de ouvir este “Neonlusifer”. Som algo lo-fi, letras em finlandês – o que a par com o timbre de voz de Noora Federley e com os coros por trás, faz com que seja algo absolutamente surreal. Ao contrário do expectável, este é um álbum bem mais fuzz e rock directo do que se poderia esperar e o contraste até é agradável, não fosse a sensação de que termos caído para dentro de um caldeirão de ácido e estivessemos a falar com uma parede há meia hora na esperança da nossa opinião estar a ser registada algures e de alguma forma. Para quem gosta de viajar, poderá ser uma viagem curta e algo diferente do esperado, mas isso também poderá ser exactamente o que precisam de ouvir.

7/10
Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.