Review

WOM Reviews – The Evil / Behind Bars / Vass/Katsionis / The Lords Of Altamont

The Evil – “Seven Acts To Apocalypse”

2023 – Osmose Productions

Que excelente surpresa foi esta por parte da Osmose Productions. A banda já não tem nas suas fileiras o poder de fogo de décadas atrás, mas tem vindo a demonstrar nos últimos tempos ouvido certeiro para as suas apostas. E os brasileiros The Evil são sem dúvida uma delas. A banda regressa com o seu segundo álbum, depois de seis anos ausentes e este “Seven Acts To Apocalypse é um grande álbum de Doom Metal. E até pouco ortodoxo, porque para além de ir buscar o feeling macabro que convive tão bem com os andamentos mais lentos, também tem uma voz que ainda reforça esse efeito e dá-lhe um tom original. Mistres Wournous tanto usa um registo operático como também um que é sedutor, tal como se fosse uma entidade a seduzir-nos para o abismo. E quando o conceito nos fala acerca dos sete pecados capitais, tudo se torna ainda mais poderoso. Sem dúvida uma das grandes surpresas do Doom metal dos últimos tempos e arrisco a dizer já antes de tempo, um dos grandes trabalhos de 2023.

9/10
Fernando Ferreira


Behind Bars – “All In Due Time”

2023 – Edição de Autor

Segundo álbum dos belgas Behind Bars que carregam na violência do seu crossover. Carregam com gosto, de tal maneira que ficamos na dúvida se ora carregam mais no thrash ou se no hardcore ou se isso no fundo não interessa nada porque tudo o que eles querem é castigar-nos o lombo com dez temas que são hinos ao movimento. Aliás, esse é um dos pontos que mais nos impressionou. Se por vezes uma banda ao vivo não consegue passar para o estúdio toda a sua violência, temas como “No Faith” indicam-nos que se em estúdio eles têm este poder todo, ao vivo não há sala ou palco que os contenha. Diversão thrash/hardcore por parte de uma banda que queremos continuar a seguir.

8.5/10
Fernando Ferreira


Vass/Katsionis – “Cynical Silence”

2023 – Symmetric

Depois da estreia no ano passado com “Ethical Dilemma” a dupla Vass/Katsionis está de volta com um segundo álbum que segue a mesma linha de classe da estreia. Metal progressivo clássico de acordo com a tradição estabelecida por bandas como Fates Warning e Queensrÿche num novo álbum que vai agradar para quem gosta de sobriedade, mas que isso não signifique a falta de grandes temas, continuando esse a ser o principal foco, não se perdendo com demasiada complexidade ou por longas passagens instrumentais, embora esta secção continue a ser de qualidade elevada. Quem gostou do primeiro, vai definitivamente gostar deste. Quem ainda não os conhece, esta é uma boa altura para o fazer, se gostarem de bom metal progressivo.

8/10
Fernando Ferreira


The Lords Of Altamont – “To Hell With Tomorrow, The Lords Are Now!”

2023 – Heavy Psych Sounds

Mais um disco ao vivo da fornada de quatro da Heavy Psych Sounds, desta vez com os californiandos The Lords Of Altamont que pega no rock’n’roll da década de sessenta, no psicadelismo na de setenta e trazem-nos aquele feeling em extinção da música pesada. E apesar do que possa parecer contrassenso, este não é um verdadeiro álbum ao vivo, no sentido tradicional da coisa. Não temos público e o vazio de faixa para faixa parece desolador, mas não existem dúvidas em relação ao espírito orgânico da sua música que nos faz ter a sensação de que estamos a assistir um ensaio da banda.

7.5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.