Review

WOM Reviews – Zahn / Funeral Chasm / Crypt Monarch / Gaahls Wyrd

WOM Reviews – Zahn / Funeral Chasm / Crypt Monarch / Gaahls Wyrd

Zahn – “Zahn”

2021 – Crazy Sane

Álbum de estreia de uma entidade que poderá nem se encaixar perfeitamente no mundo do stoner rock mas que tem muito do seu apelo, aquele apelo da música de deserto. O uso inteligente do reverb nas guitarras e também a ausência da voz dão-lhe um toque bem especial, ao qual é difícil de resistir. Um toque arriscaria a dizer até, experimental. No entanto, não é música de difícil absorção ainda que as atmosferas que evocam possam ser por vezes inesperadamente pouco atractivas para quem anda à procura apenas daquele groove gingão do stoner. Groove gingão que efectivamente marca muito bem aqui a sua presença. Ou seja, é o nosso tipo de disco favorito, que obriga a mergulharmos profundamente para ter uma recompensa maior.

8.5/10
Fernando Ferreira

Funeral Chasm – “Omniversal Existence”

2021 – Aesthetic Death

Por muito que se diga que o funeral doom não é para todos, e efectivamente não é, isso não diminui o poder do mesmo quando é bem tratado. “Omniversal Existence” é o álbum de estreia do duo dinamarquês Funeral Chasm e é uma bela peça de arte metálica doomesco melancólica. O teor dramático talvez possa ser demasiado para alguns e é compreensível que se sinta isso. Afinal não estamos a falar de uma obra que transpire positividade e alegria. Mas como diria o outro, também há beleza na escuridão. E aqui temos aos magotes. Não é um disco para ouvir todos os dias, não é um disco para celebrar a vida mas se por qualquer motivo as coisas não vos corram bem, está aqui uma forma de afundar um bocado mais antes de começar no caminho da recuperação. E nunca afundar foi tão belo.

8.5/10
Fernando Ferreira

Crypt Monarch – “The Necronaut”

2021 – Abstrakted

Stoner doomzorro arrastadão. Daquelas coisas que nos faz querer logo pausar. Nem é pausar para pensar. Podemos parar fisicamente, mas é também a nossa mente que para para contemplar o exterior sem qualquer tipo de atividade mental. Parece utopia, não é? É um exagero obviamente mas é esse poder que se sente aqui através do minimalismo monolítico que transpira nestas três longas faixas. Desenganem-se aqueles que acham que é uma forma apenas de apostar no riff certo e de o repetir até à exaustão. Sim, temos repetição mas também temos variações preciosas que nos trazem aquilo que precisamos para que esta viagem se torne o mais proveitosa possível. E assim é.

8/10
Fernando Ferreira

Gaahls Wyrd – “The Humming Mountain”

2021 – Season Of Mist

Tal como já tinha acontecido com o seu conterrâneo Ihsahn depois da dissolução dos lendários Emperor também Kristian Eivind Espedal (mais conhecido como Gaahl no meio musical) iniciou um novo projecto alguns anos depois da sua saída dos Gorgoroth em 2009. Gaahls Wyrd acaba por não ser um projecto completamente solitário como Ihsahn ainda assim é evidente que Gaahl não abdica de ser o principal responsável por todas as decisões da banda. Dois anos depois do auspicioso álbum de estreia ‘GastiR – Ghosts Invited’ os Gaahls Wyrd estão de volta com um EP de cinco temas intitulado ‘The Humming Mountain’. Se a carreira a solo de Ihsahn tem sido pautada por um peculiar e minucioso hibrido de sonoridades que abrangem o Electrónico, o Black Metal Experimental, o Progressivo e até o Avant-garde, ou seja, uma espécie de Post-Black Metal no prisma de Ihsahn, já Gaahl e os seus Gaahls Wyrd tem um olhar distinto do que é o Post-Black Metal. Na perspectiva ou na versão dos Gaahls Wyrd o Post-Black encontra-se algures num intrínseco aglomerado entre o ambiente do Post-Metal/Doom, a individualidade do Avant-garde e a celeridade do Black Metal. Com apenas cinco faixas ‘The Humming Mountain’ é deste modo um bom exemplo de toda a amplitude sonora que os Gaahls Wyrd conseguem atingir.

7.5/10
Jorge Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.