WOM Report – XX Flames Of Humanart – Humanart, Balmog, Anifernyen @ Metalpoint, Porto – 01.09.2018

Os Humanart para assinalar o seu vigésimo aniversário, realizou no passado dia 1 de Setembro no Metalpoint a XX Flames Of Humanart e convidou para a festa os espanhóis Balmog e os conterrâneos Anifernyen, quinteto que após um longo hiato teve a honra de abrir, já a hora tardia da noite.

Com renovada formação, a banda de Santo Tirso apostou mostrar neste evento o novo material a incluir no trabalho que editarão em breve. Os originais “Tyrant” e “Foreshadowing” revelaram-se uma excelente entrada e uma boa demonstração do novo fôlego na composição e dimensão musical a trilhar, agora por: Daniel Lucas, Luís Ferreira, Diogo Malheiro, Hugo Almeida e Ricardo Vieira. “Wormwiod”, “Graveborn” e “Voleur D’Ames” antecederam, o hino “Scarlet Winter”, o único tema do Ep de 2008 intitulado “The Pledge Of Chaos”. “Christendoom” e “Neverlight” completaram uma perfeita sintonia entre melodia e violência. Destaque para o carisma do vocalista Daniel Lucas, os riffs venenosos e precisão técnica dos restantes compensou a ausência de movimento. Um regresso fulgurante e repleto de fúria dos Anifernyen.

O calor na sala era elevado… mas aos primeiros sons produzidos pelos três cavaleiros do apocalipse vindos da Galiza… a audiência rapidamente regressou. Falso alarme… apenas um pequeno teste, mas deu para perceber que o espírito do Black Metal consegue tomar as mais variadas formas… um ambiente negro apenas iluminado por velas revelou os Balmog. Sem piedade, “Eating The Descendant”, deu o mote para a primeira fase do alinhamento, centrado no último álbum “Vacvvm” de 2018. Formados em 2003, inúmeras passagens pelo nosso país e uma maturidade adquirida nas variadas presenças em palcos de diferentes países, este reconhecido trio da cena Black Metal underground continuou violentamente com: “Hodegetria”, “Vigil Of The Blends”, “Come To The Pulpit” e “Gignesthai” – estas duas últimas das minhas preferidas. Por esta altura o clima criado pelo calor, pouca luz, os fumos ocasionais e a voz demoníaca de Balc -cuja face mal se via no meio do cabelo – transportou-nos para um pequeno verdadeiro Inferno, onde o baixista Morg completamente possuído não parou um instante. Absolutamente intenso! A segunda fase desta devastação incluiu três temas de “Svmma Fide” de 2015: “Der Fluche”, “Hoshek” e “Ascetic Penitence” aos quais todos acabaram rendidos a tamanha dose de puro Black Metal. Fiquei curioso e com enorme vontade de ver a banda em outras condições. Espectacular!

Determinados a tornar especial a noite do seu vigésimo aniversário, os Humanart de JJ e nova formação, ofereceram durante uma hora a razão da sua consistência e admiração conquistada pela dignidade criativa mantida ao longo da sua já rica história iniciada em 1998. Apoiada maioritariamente no álbum “Lightbringer” de 2014, “Imortal Dream” de “Fóssil”, “Loss…” e “Years Of Revelations” de “Hymn Obscura” foram as excepções. “The Beginning” e “Serpent With Black Wings” como abertura revelaram um som equilibrado, intrincado e poderoso das guitarras de JJ e Fareal completada na perfeição pelo misterioso missionário Leyak no baixo e Njiord na bateria.

As linhas vocais agressivas e por vezes selvagens atingia-nos como punhais as entranhas sem contemplação. Ao quarto tema surgiu a surpresa, o novo, “Underground Slut” original do álbum que se encontra na forja, com o título “(Further) Into The Depths”, com edição prevista para Janeiro de 2019. Um aperitivo que me deixou impressionado e ansioso por mais… Os hinos “The Darkest Light”, “Lines Of Knowledge”, e “1143” não podiam faltar e foram o ponto alto da noite, tal como os solos arrebatadores de JJ, a alma do grupo. Um set perfeito de Death/Black Metal de uma banda de grande impacto e merecido destaque no Metal Lusitano. Parabéns! …venha o novo trabalho e novos desafios.

Texto por Paulo Aguiar
Fotos por Fátima Inácio
Agradecimentos Dark Age Productions e Humanart


 

Support World Of Metal
Become a Patron!

New WOM Android APP – Read All Our Issues for free!
World Of Metal Magazine – Out Now
Download It Here!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: