Stormtide – “Wrath Of An Empire” Review
Há uma série de países que se tem destacado na produção de bandas de valor para o metal e a Austrália é sem dúvida um deles. A comprovar isso temos a estreia destes Stormtide, “Wrath Of An Empire”, que é um senhor álbum de death metal sinfónico e com tiques folk aqui e ali. Nada que não tenhamos ouvido antes, mas é a forma refrescante como apresentam o seu som, uma forma positiva (sim, é possível fazer música extrema positiva) que acaba por conquistar-nos em pouco tempo. O tema título que abre o álbum é um excelente exemplo disso mesmo.
Temos aqui um som extremamente polido – que se nalguns casos é algo negativo, aqui até funciona bem já que ficou poderoso sem perder no entanto a sua componente orgânica – que consegue contagiar facilmente, o que só nos faz pensar em como será ouvir malhas como “As Two Worlds Collide”, “A Heroes Legacy” e “Ride to Ruin” ao vivo. Claro que existe a exploração de alguns lugares comuns que é fácil reconhecer de outros lados (como Eluveitie, Northland e até Alestorm, um pouco mais contidos) e isso poderá diminuir um pouco o impacto de “Wrath Of An Empire”, mas por outro lado temos músicas mesmo boas que acaba por compensar a sua falta de originalidade.
Assim sendo, temos um álbum forte de estreia que poderá levar a banda a ganhar uma boa exposição entre o mercado para este género – mercado que actualmente até é capaz de já estar um pouco sobrelotado. Da nossa parte temos a certeza que se a banda explorar a vertente tradicional de forma mais acentuada e deixar vir ao de cimo mais aquilo que a distingue dos outros do que propriamente o que os aproxima, poderá ser a oportunidade para termos algo mesmo especial. Por agora fica a promessa e a expectativa de ver algo extraordinário num futuro próximo.
1. Wrath of an Empire
2. As Two Worlds Collide
3. Dawnsinger
4. Conquer the Straits
5. Sage of Stars
6. A Heroes Legacy
7. Ride to Ruin
8. Ascension
9. The Green Duck
Duração 42:50
2016 Metal Hell Records
Nota 8.4/10