Report

WOM Report – Dogma @ Criarte, Carcavelos – 19.06.2021

No regresso possível à actividade cultural, os Dogma apresentaram no Criarte em Carcavelos o trabalho mais recente, “Mallevs Maleficarvm”. Em condições normais estariam acompanhados pelos Lustro, que acabaram por cancelar a actuação devido às novas restrições de horário dos espectáculos, decretadas no âmbito das medidas de combate à pandemia.

Sendo o sector dos espectáculos uma das grandes vítimas desta pandemia, é quase impossível falar de um concerto sem referir a situação que vivemos. O agravar da situação pandémica e das regras na região de Lisboa tiveram um grande impacto na afluência, mas nunca diminuíram a determinação e a vontade da banda e da organização em proporcionar o melhor espectáculo possível e manter viva a musica ao vivo. Os lugares marcados, distância social e uso de máscara são uma necessidade, mas ainda assim não deixam de ser uma visão surreal. A estranheza da situação actual dissipou-se no entanto com o apagar das luzes e a entrada da banda em palco quando “Mallevs Maleficarvm” se começou a ouvir na sala.

A intro criou o ambiente para o forte riff de “Serei Teu Lúcifer”, um bom exemplo da sonoridade dos Dogma. Um tema onde o Doom se cruza com o Metal Gótico, e com destaque para o jogo de vozes entre ora o gutural ora a declamação de Gonçalo Nascimento, e o registo lírico mais luminoso de Isabel Cristina. Seguiu-se a melódica “Asmodeus” onde a guitarra de Luís Possante chama especialmente à atenção, e onde se destaca o belíssimo refrão. O spoken word num tom grave e cavernoso deu início a “Porque Não Te Escondes de Mim” que apresenta a banda numa vertente mais gótica, e onde a dinâmica de luz e escuridão dos dois vocalistas funciona bastante bem. Ainda num tom mais lento e gótico veio “Ser do Nada”, contraposto pela pesada “Aqua Benedicta” uma música que facilmente chama ao headbang. Em “Velho do Mar” a noite teve o seu momento folk que proporcionou o público acompanhar a banda com palmas, algo que confesso já tinha saudades de assistir no deserto de música ao vivo que atravessamos.

“Mallevs Maleficarvm” o trabalho lançado o ano passado foi o rei e senhor de toda a noite, sendo tocado quase na sua totalidade, mas o primeiro de dois momentos do álbum de estreia “Reditum”, chegou com “Corro pela Floresta” mais um tema que puxou pela interacção com o público. De regresso a “Mallevs Maleficarvm”, ainda houve passagem por “Deus Assassino”, e “Sentinela” um dos melhores momentos da noite. “Anjo Caido” o outro tema saido de “Reditum” encerrou o concerto  quando infelizmente as limitações horárias ditaram que não seria possível a banda fazer um encore.

O balanço final é extremamente positivo. A sala proporcionou uma boa qualidade de som, e optimas condições para o concerto. Os Dogma apresentaram-se com competencia e atitude, e tento como base um álbum forte, e deram um bom concerto que preencheu a sala independentemente das circunstancias. Aos que se deslocaram a Carcavelos ficou reservada uma boa noite de música, bem necessária para saciar a sede que havia.

Texto por Filipe Ferreira
Fotos por Filipa Nunes
Agradecimentos Dogma


 

Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.