Review

WOM Reviews – …And You Will Know Us By The Trail Of Dead / Battlesword / Sign of Evil / Wormquizitor

…And You Will Know Us By The Trail Of Dead – “XI: Bleed Here Now”

2022 – InsideOut Music

Engraçado como funciona o preconceito. Esta foi uma banda que por um motivo ou outro nunca me tinha cruzado com ela embora já tivesse ouvido falar da mesma. E não sei bem porquê, a sensação que tinha é de que se tratava de uma banda de metal moderno (ou metalcore), talvez pelo nome que se viria tornar moda baptizar bandas – ou seja, nomes que davam excelentes títulos de álbum. Não poderia estar mais errado, assim como não poderia ser mais surpreendido. “XI: Bleed Here Now”, que tal como o nome indica, é o décimo álbum de originais, é um ambicioso álbum de rock progressivo, onde está tão longe de ir beber às fontes mais tradicionais como as consegue abraçar ao mesmo tempo. É esta dinâmica que me guiam com maravilhação por estes vinte e dois (22!) temas que nos trazem verdadeiras pérolas (“No Confidence” é sem dúvida um deles) ao lado de pequenos momentos/interlúdios que fazem sentido perfeito no seu todo. Aliás, qualquer um destes temas deverá vir na sequência do álbum, pelo que esta experiência tem sobretudo mais impacto feita desta forma. Um álbum esplendoroso e uma banda que tenho de conhecer melhor. Comecei da melhor forma.

9/10
Fernando Ferreira


Battlesword – “Towards The Unknown”

2022 – MDD Records / The Metallist PR

Os Battlesword são uma banda alemã que chegou há pouco tempo e que entrou logo pela pela nossa cabeça dentro e instalou-se como se fosse um velho amigo. E algumas semelhanças que podemos apontar com os Amon Amarth até podem explicar todo esse à vontade no entanto não estamos a falar de uma simples cópia, até porque é bem notável uma identidade muito própria e já estabelecida ao longo de uma carreira que tem mais de duas décadas. No entanto, o sentimento de reconhecimento vem sobretudo através pelo efeito de entusiasmo com este tipo de death metal, um entusiasmo que até nem encontramos nos trabalhos de originais da banda sueca nos últimos tempos. “Towards The Unknown” é aquele death metal melódico que tanto gostávamos e que até nos esquecíamos desse facto.

8.5/10
Fernando Ferreira


Sign of Evil – “Psychodelic Death”

2022 – Edged Circle

Sign of Evil é um duo chileno que se estreou este ano com “Psychodelic Death”. Neste trabalho, a banda demonstra logo o som bastante específico que pretende demonstrar: veloz e bruto. Imediatamente vemos que este álbum tem por raízes o black metal atrashalhado que assenta pesadamente na velocidade da sua apresentação. Felizmente, é um trabalho que opta pelas muitas mas curtas faixas o que permite manter um sentido de euforia permanente (que é o ponto que para mim mais eleva a sua qualidade). Estranhamente, por ter vários traços que transmitem uma imagem de álbum de garagem – se bem que bem gravado – Psychodelic Death por vezes surpreende com alguns dos seus elementos, como é o caso do piano no final da oitava música. Um autêntico toque de requinte musical.
Concluindo, trata-se de um álbum de “quick fix” que vai um pouco mais além, ou seja, é uma dose rápida de metal pesadão e eufórico mas que ao mesmo tempo demonstra alguns elementos extra que elevam a experiência.

8/10
Matias Melim


Wormquizitor – “Sickness Define: Society”

2022 – GrimmDistribution

A capa deixa-nos sem grandes expectativas positivas para este trabalho de estreia dos bielorrusos e a música também não ajuda a mudar a antecipação. “Sickness Define: Society é um death metal, com alguma melodia e com algumas boas ideias mas que falha no essencial para manter o interesse, algo que é cada vez mais necessário, mesmo em bandas no seu álbum de estreia – devido também à forma como a concorrência é feroz. Falta-lhe maturidade. Desde a música que se apoia muito em pressupostos da década de noventa até às letras – ou até à própria capa – existe por aqui muita coisa que deveria ter sido repensada. Para os saudosistas da ingenuidade da década de noventa no death poderá ser contudo uma interessante proposta musical.

6/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.