Icy Steel – “Through The Ashes” Review

Ao ouvir o primeiro tema (uma intro) deste “Through The Ashes”, tememos o pior. “Last Man on the Earth” soa bastante queijeira (cheesy como dizem os americanos) ainda antes de aparecer um narrador a declamar qualquer coisa em italiano – que nos parecia mesmo em português” – mas felizmente quando “Fire and Flames” começa a soar, um heavy/power metal tradicional (mais perto da tradição norte-americana do que propriamente italiana), respiramos de alívio. No entanto ainda faltava superar dois testes. O primeiro seria verificar se mantinhamos a mesma opinião até ao final e a segunda é se mantinhamos a mesma opinião depois de múltiplas audições.
Podemos dizer com satisfação que ambas as provas foram superadas embora existam algumas questões que temos que assinalar. Para já, o sotaque que Stefano Galeano, o vocalista, tem acaba por ser demasiado cerrado. Não chega a ser como com os vocalistas japoneses que cantam em inglês mas soa a japonês mas por vezes não soa lá muito bem. Depois existe uma outra particularidade. Este álbum é duplo e na nossa opinião tal era desnecessário já que a duração combinada dos dois discos não ultrapassa os sessenta e cinco minutos – a poupar CDs desde 1980 – no entanto até faz algum sentido já que o primeiro entitulado “Before”, tem os temas de heavy/power tradicional enquanto o segundo, entitulado de “After” é composto apenas por rendições acústicas da banda.
E este acaba por ser o segundo ponto em que achamos que este álbum sofre, já que o segundo CD apesar de ser interessante, soa deslocado neste contexto. Depois as músicas do primeiro disco acabam por soar pouco variadas, que só não provocam cansaço porque o álbum tem sensatamente a duração a rondar os quarenta minutos. Lançado em edição de autor, acaba por ser um álbum que provoca sentimentos confusos (igual ao que a intro acabou por provocar no primeiro disco). Apesar de ser música de qualidade, parece-nos ficar um pouco aquém do seu verdadeiro potencial.
CD 1 “Before”
1. Last Man on the Earth
2. Fire and Flames
3. The Day that Became Night
4. Ritual of the Wizard
5. Last Thing to Destroy
6. …and the Warriors Return
7. Today the Rain Cries
8. The Earth After Man
Duração 41:22
CD 2 “After”
1. Bard’s Dreams in the Silent Woodland
2. Ashes of Glory
3. Inside the Glass Place
4. Shaman’s Death
5. The Weight of Signs
Duração 19:19
Nota 6.9/10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.