Review

Máquina do Tempo – Iconic / Chaos Magic / Jorn / Grace

Iconic – “Second Skin”

2022 – Frontiers Music

O que temos com Michael Sweet (Stryper), Joel Hoekstra (Whitesnake), Marco Mendoza (Thin Lizzy), Tommy Aldridge (Whitesnake) e Nathan James (Inglorious) todos juntos? Mais uma nova super banda da Frontiers. Já perdemos a conta à quantidade de bandas que nasceram no seio da editora italiana, e nem todas são memoráveis – embora a qualidade musical seja, na minha opinião, bem acima da média – mas estes Iconic merecem sem dúvida a designação. Temos um álbum de hard rock clássico do início ao fim, cheio de feeling no sítio certo. Um álbum ao qual se volta com facilidade para quem for fã do estilo ou dos nomes envolvidos. Grande álbum, e esperemos que tenha seguimento e não fique apenas por aqui.

8.5/10
Fernando Ferreira


Chaos Magic – “Emerge”

2022 – Frontiers Music

Caterina Nix e os seus Chaos Magic estão de volta com o seu terceiro álbum. Este projecto tem tido uma evolução interessante. Começaram como mais um projecto da Frontiers, que contou com Timo Tolkki e transformaram-se numa banda sólida de metal gótico e sinfónico bastante valoroso. Poderá não surpreender, isso nem deveria ser um objectivo de certeza, mas conseguem apresentar temas que são melódicos e catchy. Para quem gosta dos dois géneros atrás citados, não há como colocar defeitos neste conjunto de canções. Devo dizer que apesar de serem duas categorias onde se insere, acaba por não ficar preso às amarras nem do sinfónico nem do gótico, sendo antes a melodia (e alguns arranjos electrónicos) aquela característica que salienta mais. Isso e, claro, a voz cativante de Caterina Nix.

8/10
Fernando Ferreira


Jorn – “Over The Horizon Radar”

2022 – Frontiers Music

Sempre vi Jorn como o seguimento natural de Ronnie James Dio, mesmo que a sua voz e atitude sejam algo diferentes – se tivesse que definir diria que é um cruzamento entre um jovem David Coverdale e Ronnie James Dio. Tendo passado por muitas bandas e muitos projectos, é a solo que o cantor norueguês tem conseguido uma performance mais sólida, numa carreira que é já enorme e bastante ilustre. Pelo que aquilo que esperamos, confesso, não tem grandes expectativas. Ele já fez tanto e esteve em tantas bandas que a única coisa que esperamos é mais veículos para sua voz fantástica. E temos uma colecção de dez temas que não são as mais memoráveis da sua carreira mas que cumprem os mínimos. Atenção que os mínimos de Lande são os máximos de muita gente mas isto apenas para deixar a ideia de que este álbum nunca desilude mas também não nos deixa impressionados como já ficámos no passado. Um bom álbum de hard’n’heavy com uma das suas grandes vozes. “Simplesmente” isso.

7.5/10
Fernando Ferreira


Grace – “Hope”

2022 – Frontiers Music

Como todo bom metaleiro (ou metálico, como queiram) sempre fui muito resistente a absorver influências electrónicas na música pesada. E apesar de posteriormente ter mergulhado por completo no estilo e conseguido ter toda uma nova perspectiva em relação ao industrial como género, ainda tenho uma aversão quando surgem propostas onde os elementos electrónicos brilham. Propostas como estes Gräce. “Hope” é o trabalho de estreia desta banda fundada por Isra Ramos, vocalista e compositor que já passou por bandas como Alquimia e Avalanch e é um trabalho difícil de avaliar. Logo a começar com “Atreyu”, onde o lado pop e mais chunga da música electrónica se revela em todo o esplendor. E dizem que a primeira impressão é a que mais perdura. O que poderá ser injusto mas se depois da primeira impressão não chega nada em contrário, então ela não poderá estar de todo errado. Se soa tudo bem? Sim, em termos sonoros, nada apontar. Se as músicas têm refrões cativantes e memoráveis? Sim, de uma perspectiva pop, definitivamente. Se isto é um martírio para quem gosta de rock (já nem falo de pop)? Absolutamente. É aquilo que o mercado procura talvez, e se calhar até terá tido algum impacto nas rádios mais mainstream, mas a questão é que a longo prazo não temos aqui nada que sobreviva durante muito tempo. O que é frustrante.

3/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.