Panychida – “Haereticalia – The Night Battles” Review

Uma das vantagens da nossa actividade é que mais cedo ou mais tarde tudo nos aparece à frente. Como estes Panychida, banda da Républica Checa que já tem mais de uma década de actividade, quatro álbuns lançados, incluindo este que nos trouxe até esta missiva, e alguma reputação do underground. Teremos que ser sinceros e admitir que nunca tínhamos ouvido falar da banda antes, mas após alguma investigação do que está para trás, conseguimos concluir de que poderá estar aqui um caso de uma pérola perdida no entulho.
Não foi necessário muito para verificar isso mesmo. Como uma sonoridade bastante forte em termos de produção, a banda entrega-nos um cruzamento de death metal melódico com apelo pagão, tal como aquele que se fazia um pouco pelo nosso underground no final da década de noventa, onde o death metal se cruzava com sonoridades épicas e melodias movidas a teclados e/ou orquestrações – não se pense por isso que há alguma tendência nostálgica por parte dos checos. Não, o som surge como fresco, apenas nos fazendo lembrar em determinados momentos outros tempos.
É um álbum muito forte onde não temos fillers de qualquer espécie e algumas faixas que se destacam – sendo uma delas a “Josafat”, que com as suas orquestrações nos impõem um feeling cinematográfico – havendo algumas melodias que nos fazem lembrar o tema principal da banda sonora do “Último dos Moicanos”. Mais épico que isto não pode haver. Com “Haereticalia – The Night Battles” não restam mais desculpas aos Panychida para não serem reconhecidos com uma das bandas mais talentosas que nos surge da Républica Checa. Sem dúvida que para nós foi uma grande surpresa. Agora é tempo de pesquisar o que está lá para trás, que de certeza que será a reacção que qualquer ouvinte apreciador de bela música extrema terá. 
Resta apenas dizer que no final tem-se direito a dois temas ao vivo (“Alatyr” e “Three Pillars”) que nos surgem com uma qualidade aceitável mas não têm o mesmo impacto daquilo que ficou para trás. 
1. The Wild Hunt Assembly
2. Procession of the Dead
3. The Night Consumes the Light
4. Josafat (The Gathering)
5. In Striacium
6. Hunting the Witches
7. …for I Don’t Cause the Evil
8. The Livonian Werewolf
9. Perchtenlaufen 
10. Alatyrĭ (live)
11. Three Pillars (live) 
Duração 45:32
Nota 8.5/10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.