PowerWorld – “PowerWorld” Review

Os Freedom Call, que recentemente visitaram o nosso país, são um bom exemplo da qualidade que a vaga de power metal da década de noventa teve – embora, como tudo na vida, posteriormente tenha surgido muita coisa má. Por isso quando temos dois dos seus ex-membros (o baixista Ilker Ersin que entretanto já voltou à banda e o teclista Nils Neumann) a juntar-se num novo projecto, obviamente fica-se com curiosidade em relação ao que aí vem. A sonoridade previsivelmente cai dentro do espectro dos Freedom Call, com algumas nuances.
Essas nuances pendem para o hard rock melódico, o que dota este conjunto de músicas com um potencial nostálgico maior do que aquele que se esperaria de uma banda de power metal. Embora o power metal nunca esqueça as regras básicas do hard rock e do AOR da década de oitenta quando o assunto é escrever refrães peganhentos, há sempre aquela característica que faz com que se faça justiça ao termo “power”, algo que aqui é quase sempre sugerido e poucas vezes evidenciado. Não que isso seja efectivamente um problema. Apenas faz parte do seu A.D.N.
É um bom álbum sólido e que suportou bem o teste do tempo, afinal já passaram oito anos desde o seu lançamento. Embora não se tenha tornado num clássico indiscutível do género, é um trabalho o qual se revisita bem de vez em quando, recomendado aos nostálgicos da fórmula power metal acrescida de tonalidades hard rock/AOR. A comprovar isso mesmo temos a versão de um êxito com mais de trinta anos (na altura tinha apenas mais de vinte), o tema “(I Just) Died In Your Arms Tonight” dos Cutting Crew que resulta muito bem nesta roupagem embora não fique muito longe do original – comprovando a nossa teoria de que o álbum realmente encurta a distância entre os dois estilos.
1. The Dark (Intro)
2. Creatures
3. Lake of Eternity
4. Fight Fire with Fire
5. Signs in the Sand
6. I Reach the Light
7. Dancing with the Angels
8. Your World Is Not Mine
9. (I Just) Died in Your Arms (Cover dos Cutting Crew)
10. Breaking the Silence
11. Don’t Walk on Broken Glass
12. Our Melody
Duração 54:17
Nota 6.5/10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.