WOM Metal Business – Empatia

Por Carlos Lichman

Sei que não sou a melhor pessoa para falar sobre este assunto, afinal entender os fãs não é uma tarefa fácil quando falamos de arte e expressão pessoal. As bandas só apresentam as composições que eles se sentem satisfeitos com os resultados finais, não pensando nos outros. Mas vamos entender o que é empatia:

Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo – amor e interesse pelo próximo – e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.

Agora vamos entender em pequenas perguntas como você pode ter empatia com os seus fãs, tente focar isso dentro do mundo da música.

O que eles sentem e pensam? – o que realmente importa, medos, preocupações e aspirações.
O que o seu fã vê? – ambiente, amigos, o que o mercado oferece.
O que seu fã diz e faz? – atitude em público, aparência, comportamento em relação aos outros.
O que o seu fã escuta? O que os amigos dizem, o que o chefe diz, o que dizem os influenciadores.

Quais são suas dores, frustrações e obstáculos, mas é muito importante saber quais são os seus desejos, necessidades, medidas de sucesso. Naturalmente, temos o business no mundo da música. Onde temos que vender as nossas músicas, shows, aulas e etc. Saber entender os seus fãs, é muito importante e empatia é um dos pilares fundamentais para entender o que o seu fã quer!

Espero que este artigo ajude. Até o próximo artigo!


 

Support World Of Metal
Become a Patron!

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: