WOM Playlist – Rock/Metal #1

Vamos agora olhar para o resto do mundo, sem regras e sem limites – o único limite é obviamente estar entre o rock e o metal, nos seus mais variados géneros. Uma selecção que visa dar-vos a conhecer (ou relembrar) bandas e nomes que tão bem tratam a nossa amada música pesada. – Por Rosa Soares.

1 – CRIS CAFFERY – “Upon the Knee” – Faixa que abre o álbum de 2018, “The Jester’s Court”. Chris Caffery começou a tocar guitarra aos 11 anos e gravou a sua primeira demo aos 14. Ficou conhecido por ser guitarrista dos Savatage, nome ao qual será sempre associado. Desde 2004 que tem uma carreira a solo, sendo “The Jester’s Court” o seu º álbum de estúdio, caracterizado por sons pesados, melódicos e riffs hipnotizantes.

2 – AS LIONS – “Bury My Dead” – Faixa 3 do álbum de estreia, “Selfish Age” (2017). Banda inglesa que tem como vocalista, Austin Dickinson, filho de Bruce Dickinson. Em Portugal foram banda de abertura dos Alter Bridge, no Coliseu de Lisboa, em 2017, onde conquistaram o público com uma prestação intensa e cativante.

3 – MYRATH – “Burn to Survive” – Faixa 2 do album “Shehili” (2019). Formados na Tunísia em 2001, sob o nome X-Tazy, misturam nas suas composições o metal progressivo com música tradicional árabe. Sediados actualmente em França, o seu primeiro videoclip foi financiado por um crowdfunding, lançado pela banda.

4 – BLIND CROSS – “Bioluminosity” – Faixa 5 do álbum de estreia “Merciless Time” (2019). Formada em 2018, esta banda alemã em na voz Juan Ricardo, e na guitarra, Rocco Stelmacher, nomes bem conhecidos dos fans do metal. A bateria está nas mãos de Andy Korte e o baixo com Matze Hörold, também conhecidos no meio metálico. A artwork da capa do álbum é da responsabilidade de Augusto Peixoto.

5 – ACCEPT – “Analog Man” – sexto tema do álbum “The Rise Of Chaos” (2017) Os Accept dispensam qualquer apresentação. Nascidos em 1976 na Alemanha, mantêm a sua identidade num estilo rápido e melódico. Inicialmente com Udo Dirkschneider na voz, a banda fez uma paragem entre 2005 e 2009 e quando regressa, apresenta Mark Tornillo como frontman. Esta foi a saída definitiva de Udo dos Accept, que já tinha estado ausente entre 1987 e 1992. O último trabalho da banda, “Too Mean To Die”, lançado este ano, é o seu décimo sexto lançamento.

6 – SAMARKIND – “Sun Stroke Heart” – Faixa 2 do álbum de estreia da banda de Dublin, formada em 2015, que reúne músicos de três países: o inglês David Paul Byrne (vocalista), o polaco Michal Kulbaka (guitarrista) e os irlandeses Mark Dempsey (baixista) e Darragh O’Heir (baterista). Com um hard rock coeso e melódico, riffs majestosos e uma secção rítmica forte, este álbum de estreia é composto por oito temas épicos e que em vários momentos deixam transparecer algo de Led Zeppelin na sua influência. Esperamos o próximo trabalho com bastante expectativa.

7 – DIESANERA – “Black Swan” – Faixa 4 do álbum “Grundge” (2020) da banda de alternative/gothic metal italiana. Nascidos em 2015 como um projecto de estúdio, lançaram o primeiro trabalho “Crumbs” em 2017, um álbum cheio de atmosferas góticas. Em Julho de 2020 o tema “Black Swan” é vencedor do Festival Internacional de Vídeo de Música Underground, como Melhor Vídeo Animado de Música.

8 – KARO – “Take me Higher” – Faixa 3 do album “Heavy Birthday II” (2019). Banda alemã, teve uma existência efémera (1987/1989) e gravou apenas um álbum, em 1988, “Heavy Birthday”. Este “Heavy Birthday II” faz parte de um lançamento de duplo CD, intitulado “Heavy Birthday I & II”, nos quais, o teclista original da banda, Robert “Karo” Straub, compilou todos os temas inéditos de KARO. Heavy metal clássico em dose dupla de edição limitada a 1000 unidades.

9 – SINAMORE – “Drama for Two” – Faixa 9 do álbum “A New Day” (2006). Banda finlandesa   de metal gótico, gravou apenas dois álbuns antes de se separar. “A New Day” é o álbum de estreia, tendo-se seguido “Seven Sins a Second”, em 2007.

10 – LOUDNESS – “Long After Midnigth” – Faixa 9 do álbum “Soldier of Fortune” (1989) – Loudness nasceu em 1981, no Japão, e desde então que é uma das mais conhecidas bandas de heavy metal da terra do sol nascente. Com 27 álbuns de estúdio, o último gravado em 2018, a banda mantém a sua actividade nos palcos.


 

Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.