WOM Playlist – Rock/Metal Espanhol #1

O nosso país vizinho é inegavelmente riquíssimo no que às sonoridades pesadas diz respeito e o rock e o heavy metal tradicional estão fortemente enraizados na cultura espanhola, pelo que todos meses vamos aqui dar a conhecer uma playlist – todos os meses uma diferente – com selecções que são obrigatórias para qualquer fã de rock e metal que se preze. – Por Rosa Soares.

1 – ESPIRAL – “Alma en Ruínas” – Faixa 9 do álbum “Cuando Vuelve El Sol” (2020), quarto álbum da banda de Ceuta e o primeiro com a nova formação – José Luis Corrales na guitarra ritmo e Alberto Mateos Miranda na voz. Este quarto álbum é, na sua maioria, composto por temas dos álbuns anteriores, com novos arranjos, como é o caso do tema escolhido, originalmente gravado em “Contratiempos”, segundo álbum da banda, e que foi videoclip de apresentação desse trabalho. Formados em 2005, com este quarto trabalho, os Espiral viram conseguiram o tão merecido conhecimento e reconhecimento fora de Ceuta.

 

2 – PIEL DE SERPIENTE – “Muérdeme” – Faixa de abertura do álbum “El Veneno Se Extiende” (2008), segundo trabalho da banda de Valência, formada em 2004, que pratica um Hard Rock com matizes de Heavy. Desde 2016 sem lançamentos, regressaram aos palcos a 7 de março de 2020

 

3 – SÔBER – “Paradysso” – Última faixa do álbum “Paradÿsso” (2020) da banda madrilena, que tem como frontman, o seu fundador, Carlos Escobedo (baixo e voz). For mada em 1994, com uma vasta discografia, estão neste momento a trabalhar no próximo álbum, do qual será lançado o primeiro single, no próximo dia 18 de março). “Paradÿsso” vendeu mais de 100 mil cópias e foi relançado em 2004, tendo vendido mais de 50 mil cópias.

 

4 – SARATOGA – “Juicio Final” – Primeira faixa do álbum “Nemesis” (2012) reeditado em vinil em 2020 pela Maldito Records. Fundada em 1992 por Niko del Hierro (ex Baron Rojo) e Jerónimo Ramiro (ex Ñu), após várias mudanças de formação, chega a ter Leo Jiménez como vocalista (1999-2006). Depois de uma paragem, por tempo indefinido, em 2013, a banda regressa em 2014. Após o lançamento de “Aeternus”, em 2018, encontram-se actualmente em estúdio, a trabalhar no seu próximo álbum.

 

5 – LUJURIA – “Corazón de Heavy Metal” – Faixa 6 do álbum “Sin Parar de Pecar” (1999). Original de Segovia, formada em 1990, é uma banda muito implicada em causas sociais. Com actividade desde a sua formação, tem o seu motor no vocalista e membro fundador, Oscar Sancho Rubio, que para além de ter o seu programa de rádio na Mariskal Rádio, é muito activo nas redes sociais e que recentemente (2020) lançou o seu primeiro livro. Banda divertida e bem-humorada, com muita energia e que leva o seu trabalho muito a sério, pretende com a sua música e atitude manter vivo o Heavy Metal, com toda a sua irreverência e rebeldia.

 

6 – ANGELES DEL INFIERNO – “Maldito Sea Tu Nombre” – Faixa de entrada do álbum “Pacto Con El Diablo” (1984). Oriunda do País Basco, fundada em 1978, foi banda de abertura dos AC/DC e Motorhead, em novembro de 1982, e dos Saxon, em abril de 1993. “Pacto Com El Diablo” está considerado um dos 10 melhores discos do heavy metal em castelhano e um dos melhores álbuns de estreia.

 

7 – VERTIGO/UVE – “Despierta” – Primeira faixa de “La Frágil Sensación de Euforia” (2007), segundo álbum de estúdio da banda de Alicante, que contou com Carlos Escobedo (Sôber) na produção. A banda lançou os seus dois primeiros álbuns sob o nome VERTIGO, mudando depois para UVE, e lançou o seu último trabalho em 2015.

 

8 – ADVENTUS – “Más Fuerte Que El Dolor” – Faixa 7, escolhida para vídeo de lançamento do álbum de estreia desta banda: “Morir e Renacer” (2021). Adventus é formada por elementos de bandas bastante conhecidas dos fans de Heavy Rock espanhol, em especial WarCry, Avalanch e Sauze. Com letras introspectivas e fortes, às quis se unem instrumentais poderosos, “Morir y Renacer” promete ser um dos melhores álbuns de 2021 editados nos últimos anos, em língua espanhola.

 

9 – SANGRE AZUL – “A Golpes de Rock” – Faixa 4 do álbum “El Silêncio de la Noche” (1989), o último trabalho da banda de hard/glam rock madrilena. Banda de sucesso em Espanha nos anos 80, formados em 1982 no bairro de Pinto, tiveram uma existência demasiado curta, mantendo uma legião de fans até aos dias de hoje. Durante os seus 10 anos de actividade, lançaram 3 LP’s: “Obsésion” (1987), “Cuerpo a Cuerpo” (1988) e ““El Silêncio de la Noche” (1989). Gravaram ainda um tema, 1991, “Sangre y Barro”, editado numa compilação da “Emissora Pirata” e em 1992 terminam definitivamente a sua actividade como banda.

 

10 – OESTE – “Destino Final” – Faixa 7 do álbum “La Ausência Del Miedo” (2020), da banda oriunda de Palma de Maiorca, formada em 2010 e com mais um trabalho, editado em 2015, “Corazón de Metal”. Em 2021, gravam “XLive”, álbum gravado ao vivo em setembro de 2020 e disponibilizado gratuitamente no Bandcamp da banda.

 


 

Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.