WOM Playlist – Rock/Metal Espanhol #3

O nosso país vizinho é inegavelmente riquíssimo no que às sonoridades pesadas diz respeito e o rock e o heavy metal tradicional estão fortemente enraizados na cultura espanhola, pelo que todos meses vamos aqui dar a conhecer uma playlist – todos os meses uma diferente – com selecções que são obrigatórias para qualquer fã de rock e metal que se preze. – Por Rosa Soares.

 

1 – SIDDHARTA – “Respira” é o primeiro single do novo trabalho desta banda andaluz, ainda sem data de lançamento. Nascidos em 2001, com três álbuns em nome próprio e um sob o nome de 7Lunas, é na voz do seu vocalista, Fernando Pleite, que os Siddharta encontram a sua identidade. Os Siddharta são daquelas bandas que se escutam com a alma!

2 – BARRICADA – Banda de Navarra, formada em 1982 e que encerrou actividade em 2013, era conhecida pelas suas composições fortes, que originaram quinze álbuns de estúdio. “No Hay Tregua” é uma dessas composições, tendo sido um hino da juventude espanhola no tempo do Serviço Militar Obrigatório.

3 – SKIZOO – Banda que surge durante uma paragem dos Sôber, criada pelos seus dois guitarristas e com a voz do irreverente Morti. Ao fim de quatro anos, e com o regresso dos Sôber, os Skizoo terminam, deixando quatro álbuns de estúdio. “Nada es imposible” é a faixa quatro do álbum “3”, lançado em 2008.

4 –  MANO DI PIEDRA –  Nascidos em Vigo, no ano de 2016, lançaram um EP em 2017 e em 2019 saiu o álbum “Today’s Ashes”, de onde este tema “The Damned” faz parte, um trabalho sobre a decadência da espécie humana, a sua passagem da luz para a trevas e o fim da sua existência.

5 – ALHÁNDAL – Formada em 2009 com um som matizado pelo flamenco, a banda esteve activa até cerca de 2018, ano em decidiu fazer uma paragem por tempo indefinido, ao fim do lançamento de quatro álbuns entre 2010 e 2016. “Mentiras de Verdad” foi lançado como single, em 2014.

6 – PANZER – desde 191 em actividade, a banda de Madrid tem na sua discografia quatro álbuns de estúdio, um álbum ao vivo e um DVD ao vivo. Estão agendados para fazer a abertura do concerto de despedida de Barón Rojo, agendado para setembro deste ano. ”Dios del Rock” faz parte do álbum “Toca Madera”, de 1985.

7 – SAUROM – “Música” é o tema que dá nome ao último trabalho desta banda de influências folk, celtas, metal e música tradicional espanhola. Formados em 1996 em Cádiz, contam com  doze trabalhos na sua discografia, e são um dos grupos mais populares de Espanha, neste género de música.

8 – EXTREMODURO – “Tu corazón” é um tema gravado ao vivo que faz parte do álbum de 1997 “Iros Todos a Tomar Por Culo”, sétimo trabalho da banda de Roberto Iniesta. As letras das suas canções são duras, ásperas e falam muitas vezes de drogas, amor e autodestruição, às quais a voz arranhada de Iniesta dá ainda um toque mais rude.

9 – NIAGARA – Os NIAGARA são uma banda de glam rock espanhol, que canta em inglês, nascida nos finais de 1985 e que se manteve activa até 1992. “Secret Lover” é a faixa 4 do lado B do álbum “Now or Never”, o seu primeiro álbum, gravado em 1988.

10 – WHISKY CARAVAN – Fundados em Madrid nos finais de 2010, lançam o seu primeiro disco em 2015 – “Donde Ella Duerme”, que rapidamente esgota todas as cópias auto-editadas, levando a uma segunda edição peça Rock Estatal Records, que também esgota da mesma forma. “Naufrágio” é o segundo tema do terceiro e até agora último álbum da banda, “La Guerra Contra El Resto”.


 

Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.