WOM Playlist – Rock/Metal Espanhol #4 – Especial Ceuta

Este mês, a playlist dedicada aos sons do país vizinho, destaca o que se tem feito no rock e no metal em Ceuta. Esta cidade autónoma, situada no norte de África, com passado português, é, desde os anos oitenta uma cidade com várias bandas de heavy metal e de rock. No entanto, a sua localização e o domínio do mundo musical anglo-sáxonico, nem sempre permitem que a Europa e o resto do Mundo conheçam a vida musical de Ceuta. Hoje trago aqui uma pequena viagem, às diversas sonoridades de Ceuta, desde os anos oitenta do século passado até ao presente. Como várias destas bandas não estão no Spotify, esta playlist tem um formato diferente do habitual: é constituída por uma gravação vídeo de cada banda. – Por Rosa Soares

1 – ESPIRAL – “Cuando Vuelve El Sol” é o tema que dá nome ao quarto álbum dos Espiral, lançado a 1 de Junho de 2020. Um tema que fala da saudade e da ausência, num videoclip que foca a realidade do Alzheimer. Formados em 2005, os Espiral são, na actualidade, a banda ceutí com maior visibilidade no exterior, destacando-se a Península Ibérica e a América Latina.

 

 

2 – LA RUINA – Com mais de vinte anos de existência, definem o som que praticam como “rock da velha escola”. “Culpable” é o tema mais recente da banda, com videoclip lançado em Abril de 2021.

 

 

3 – INFERNO – Formados em 2009, foram até 2011 uma banda de covers, quando se definem como uma banda de thrash metal e começam a compor originais. A 23 de Janeiro de 2019 lançam o seu terceiro álbum, “Basado en Hechos Reales”, ao qual pertence este tema “Tu sucio dinero”

 

 

 4 – THARNA – Banda nascida em 1985, que gravou o seu único LP em 1989, intitulado “La Invasión”. Apesar de toda a popularidade que a banda alcançou em Ceuta, e de vários concertos na Península e Marrocos, o fim acontece pouco tempo depois do lançamento do álbum. Este é o tema que dá nome ao álbum.

*Curiosidade: o LP “La Invasión”, atinge, actualmente, no mercado do coleccionismo, o valor de 500€

 

 

5 – PARKING – Nascida em 1981, e dissolvida em 1987, foi a primeira banda de heavy metal de Ceuta. Foram, duas vezes consecutivas, os vencedores do “Concurso de Rock del Ayuntamiento de Ceuta”, o que lhes permitiu gravar um single, em 1985, do qual consta este tema, “Héroes de Cartón”.

 

 

6 – CEREMONY OF MADNESS – No ano de 2015, alguns dos ex-integrantes da conhecida banda ceutí, Sheilan, uniram-se para um projecto de “metal moderno com reminescências clássicas”. Surge “Ceremony of Madness” do qual este tema, “Garden of Oblivion” faz parte.

 

 

7 – SHEILAN – Formada em 1987, Sheilan é uma das bandas míticas de Ceuta. Com cinco demos e três álbuns na sua discografia, gravaram o seu último trabalho em 2012, “Para toda la eternidad”, produzido por Carlos Escobedo (Sôber) e que colabora nas vozes do tema “Inquietud”.  Aqui apresento o tema que dá nome ao álbum – “Para toda la eternidad”

 

 

8 – ESPINO – Formados em 1988, começaram por ser identificados com um estilo de rock urbano, com temas rebeldes e contestatário. Actualmente, e nunca perdendo as suas raízes, enquadram-se num hard-rock moderno. O seu último trabalho, “Garage”, ao qual pertence este “A Cada Paso” é de 2018.

 

 

9 – ORO NEGRO – Formados no princípio dos anos 90, por Alberto Mateos Miranda (ex-vocalista dos Tharna), nunca actuaram ao vivo, apesar de terem gravado uma maqueta. Um dos seus temas é este “Solo”

10 – LEYENDA NEGRA – Banda formada por Luís Zapater, após a sua saída dos “Parking”, gravou uma maqueta entre os anos de 1985/1986. Manteve a actividade até finais de 1987, princípios de 1988. Apesar de não existir quase nada publicado sobre esta banda, existe a gravação ao vivo deste concerto (Carcel Los Rosales, 1985) de onde foi retirado o vídeo aqui apresentado, de muito fraca qualidade sonora e visual, mas que não podia (nem queria) deixar de inserir numa playlist como esta.

 


 

Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.