WOM Report – Baforada 2019 – Filii Nigrantium Infernalium, Toxikull, Wicked Edge @ Bafo de Baco, Loulé 02.02.19

A organização do Baforada 2019 esteve a cargo do Anymal Racional e marcou o regresso dos Filii Nigrantium Infernalium ao palcos algarvios e a sua primeira vez no palco do Bafo de Baco.

Com a sala bem aconchegada coube aos portimonenses Wicked Edge abrir as hostilidades. Os Wicked Edge brilharam com a sua sonoridade peculiar que mistura um Heavy Metal mais  tradicional com sonoridades mais modernas do Metal mais progressivo. A actuação dos algarvios foi irrepreensível e uma das peculiaridades desta jovem banda é ter um vocalista com 67 anos de idade, natural da Califórnia e com uma voz ao estilo do Heavy Metal dos anos 80. Confesso que não conhecia a banda, mas é daquelas bandas que vale a pena seguir, pois têm muita qualidade.

Os Toxikull entram logo de seguida e atacam com o seu refrescante Heavy/Thrash pondo o publico ao rubro. Esta é uma jovem banda mas já com uma vasta experiência em actuações ao vivo, e isso denota-se na energia transmitida ao público. Esta foi também a primeira vez que tocaram no Bafo de Baco e foi notório que cativaram o público algarvio. A energia e presença dos Toxikull em palco é tanta que se torna estonteante e bastante cativante, estes moços são uns monstros em palco.

A fechar a noite estiveram os Filii Nigrantium Infernalium, cujo retorno a palcos algarvios era esperada há mais de uma década. A expectativas eram muito grandes e não foram goradas, Filii deram tudo o que se esperava e ainda mais. A entrada para as guitarras do Cardeal Aborto XIII (conhecido também por ser o guitarrista em Corpus Christii, Goatfuk, Irae, etc.), foi uma grande mais valia e isso denotou-se nesta actuação que a meu ver foi fantástica apesar de alguns problemas técnicos com os instrumentos durante a actuação.

Problemas técnicos que em nada afectaram a actuação pois o carismático Belathauzer aproveitou para benzer e espalhar a palavra do Senhor. Não faltaram os clássicos e a passagem por todos os discos da banda e o público mesmo depois de mais de uma hora de actuação a pedir mais, mas tal não foi possível devido à já avançada hora da madrugada.  Eram já duas horas e meia da madrugada quando os Filii tiveram de dar por terminada a sua actuação.Depois desta actuação, o Bafo nunca mais será o mesmo e foi muito bom ver várias gerações a curtir a actuação destes monstros do Metal nacional.

Esta Baforada serviu também como experiência e cobaia do Rafael Rodrigues (Anymal Racional), para futuras possíveis organizações de concertos com outras bandas do panorama Heavy Metal underground nacional, e pelos vistos correu tudo muito bem e vão haver mais novidades num futuro próximo.

Texto e fotos Roberto Raposo
Agradecimentos Bafo de Baco/Anymal Racional


Support World Of Metal
Become a Patron!

New WOM Android APP – Read All Our Issues for free!
World Of Metal Magazine – Out Now
Download It Here!

3 thoughts on “WOM Report – Baforada 2019 – Filii Nigrantium Infernalium, Toxikull, Wicked Edge @ Bafo de Baco, Loulé 02.02.19

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: