WOM Report – My Enchantment, Enchantya @ Metalpoint, Porto – 29.06.19

A World Of Metal foi um dos media partners do evento que juntou os My Enchantment com os Enchantya na apresentação dos seus mais recentes trabalhos no Metalpoint, ponto obrigatório de referência no underground da cidade do Porto. E a relatar essa noite memorável tivemos o teclista dos My Enchantment, Rui Gonçalves, a contar-nos como a mesma decorreu abaixo:

Uma noite de Raiva, Luz e Pecado

No passado dia 29 de Junho, o Metalpoint no Porto serviu de bastidor para a apresentação de dois novos álbuns: “On Light and Wrath”, dos Enchantya; e “Saligia”, dos My Enchantment. Subiu primeiro ao palco a banda lisboeta, perto das 23h15. Os Enchantya começaram então a debitar o seu metal sinfónico, através de “Last Moon of March”. A vocalista Rute Fevereiro alterna a sua voz melódica e lírica com uns guturais de fazer inveja, Bruno Santos e Fernando Campos asseguram o power nas guitarras, Fernando Barroso dá-nos groove e melodia no baixo, Pedro Antunes nos teclados e arranjos orquestrais eleva o som etéreo da banda e o novo recruta Bruno Guilherme, na bateria, mantém toda a gente impecavelmente no tempo e o público a abanar a cabeça. Segue-se o single “The Beginning”, que representa bem este último trabalho dos Enchantya: estrutura da canção muito bem trabalhada, melodias que ficam no ouvido e guitarras ferozes.

De seguida, “Poet’s Tears”, que é talvez já uma das mais aclamadas músicas de “On Light and Wrath” e, ouvindo o tema ao vivo, percebe-se bem porquê; um refrão bem desenhado com uma linha vocal que fica imediatamente na cabeça, momentos de piano alternam com a brutalidade dos blast beats. Num alinhamento feito inteiramente do novo disco, os Enchantya prosseguem com “Near Life Experience” e “Alma”, um lindíssimo tema que serviu para acalmar o ambiente e ouvir alguns dos maravilhosos teclados e arranjos de Pedro Antunes. Os temas seguintes, “Downfall to Power” e “Hide Me”, trazem-nos de volta o ritmo pujante deste novo trabalho e, de seguida, a balada “Deception” mostra-nos que por vezes as composições mais simples são as que mais conseguem arrancar aplausos do público. “Once Upon a Lie” e “From the Ashes” fecham o concerto com chave de ouro, ambos os temas são muito bem executados, puxam pelo público e deixam-nos a alma mais cheia.

Cerca de uma hora depois, é a vez da banda da Margem Sul do Tejo. Os My Enchantment introduzem ao Porto o seu mais recente trabalho, “Saligia”, uma viagem feita de pecados pelos círculos do Inferno num álbum que é feito de tons bem mais sombrios e sinistros. A prová-lo, o sexteto sobe ao palco de máscaras simbólicas cobrindo a face, com as personagens da voz e dos teclados sob capas negras com capuzes.

O vocalista Alex Zander torna-se o anfitrião desta viagem de 45 minutos, com momentos de pura brutalidade e selvajaria e outros da mais harmoniosa simplicidade. Ricardo Oliveira, na bateria, é o caos personificado com a sua agressividade e mudanças bruscas de dinâmica, Fernando Barroso no baixo transporta-nos para trepidantes e turbulentos caminhos, João Ribeiro e Fernando Campos nas guitarras entrelaçam-nos entre lânguidas melodias e vorazes riffs, Rui Gonçalves nos teclados prende-nos com o suspense do que vem a seguir, servindo de ponte entre cada um dos temas, na orquestral introdução e no epílogo ao piano que serve de despedida de “Saligia”, ao som do qual a banda se junta em palco para retirar as máscaras, sinal de que terminou esta infernal viagem.

Claramente exaustos pela quase uma hora de música non-stop que acabaram de debitar, mas encorajados pelos aplausos do público, o sexteto regressou aos instrumentos, desta vez para uma viagem mais curta pelo EP “The Death of Silence”, com os temas “The Fallen” e fechando o concerto com a sinfónica despedida de “Inner Sanctum”. Para a posteridade fica mais uma noite onde o metal prova que, apesar de ser underground, junta pessoas, emoções e, sobretudo, muito boa música feita em Portugal.

Setlist Enchantya

Intro – Turn of the Wheel
Last Moon of March
The Beginning
Poet’sTears
Near Life Experience
Alma
Downfall to Power
Hide Me
Deception
Once Upon a Lie
From the Ashes

Setlist My Enchantment

Intro – Limbo
Canto I: Soberbia
Canto II: Avaretia
Canto III: Luxuria
Canto IV: Invidia
Canto V: Gula
Canto VI: Ira
Canto VII: Acedia
Outro – Cocytos
The Fallen
Inner Sanctum

Texto Rui Gonçalves (My Enchantment)
Fotos Renata Lino 
Agradecimentos My Enchantment/Enchantya


Support World Of Metal
Become a Patron!

New WOM Android APP – Read All Our Issues for free!
World Of Metal Magazine – Out Now
Download It Here!

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: