WOM Report – Swallow The Sun, Oceans Of Slumber, Aeonian Sorrow @ RCA Club, Lisboa – 02.05.19

Foi com o RCA ainda com pouca gente que os Aeonian Sorrow subiram ao palco para apresentar o álbum de estreia “Into the Eternity a Moment We Are”, lançado no ano passado. O funeral doom dos finlandeses acabou por se mostrar uma boa introdução uma noite de peso que seria rica em sons obscuros e melancólicos com bastante melodia à mistura. A banda seguiu sensivelmente o alinhamento do álbum com “Forever Misery”, “Shadows Mourn”, “Under the Light” e “Memory of Love”, temas muito dominados pela dicotomia entre o gutural do vocalista Ville Rutanen e a voz clara da vocalista grega Gogo Melone. A banda teve uma prestação sólida, e não deixou o público que se encontrava na sala indiferente, sendo que o grande destaque foi mesmo para a dupla de vocalistas. Por fim o concerto encerrou com “Insendia”.

Com mais vitalidade mas mantendo o espírito melancólico da noite, chegou o metal progressivo dos Oceans of Slumber. A apresentar o muito bem-sucedido “The Banished Heart” a banda texana deu um concerto muito competente com destaque para a excelente prestação do baterista Dobber Beverly. Existia alguma expectativa também em ouvir ao vivo a vocalista Cammie Gilbert que logo no início do concerto foi prejudicada pelo facto de a voz ter ficado baixa na mistura de som e não se ouvir muito bem, situação que felizmente ficou corrigida ao fim de algumas músicas, e permitiu à vocalista mostrar toda a sua qualidade. Temas como “The Decay of Disregard”, “Fleeting Vigilance”, “At Dawn” ou “No Color, No Light” são o melhor cartão-de-visita de uma banda bem interessante, que ganha muita vida com a voz e a força em palco de Cammie.

Tambem numa tour de um álbum aclamado foi a vez dos Swallow the Sun chegarem ao palco do RCA. “When a Shadow Is Forced into the Light” facilmente estará na discussão dos melhores álbuns de 2019, e este concerto era uma excelente oportunidade de ouvir as novas músicas, e recordar alguns clássicos. Foi apropriadamente com um ambiente sombrio na sala que a banda finlandesa entrou com o primeiro tema do novo álbum, “When a Shadow Is Forced into the Light”. Num RCA que apesar de não estar cheio tinha uma moldura humana considerável, rapidamente se percebeu que o público que se tinha deslocado ao bairro de Alvalade estava bem vivo.

Numa excelente setlist com um bom equilíbrio entre o novo material e a restante discografia da banda. ás novas “Firelights”, “Upon the Water” e “Stone Wings” juntaram-se temas como “Lost & Catatonic”, “Cathedral Walls” e “New Moon”. Os Swallow the Sun são uma grande demonstração de como juntar grandes melodias e melancolia com a brutalidade do metal extremo de forma perfeita. Com um óptimo som na sala os Swallow the Sun mostraram-se uma banda em grande forma com Mikko Kotamäki fantástico na voz, e Juha Raivio em destaque na guitarra. Mesmo não falando muito nunca pararam de puxar pelo público, que revolveu a mesma dose de energia durante toda a actuação e gerou um excelente ambiente.

Para encerrar a set principal ficou “These Woods Breathe Evil” um tema mais brutal e com um tom mais black metal. No encore, Mikko Kotamäki já sem capuz voltou ao palco com uma t-shirt dos portugueses Sinistro, e foi para uma plateia entusiasmada que a banda encerrou a noite com “Emerald Forest and The Blackbird” e “Swallow”. Uma noite memorável, com um ambiente fantástico e uma banda em topo de forma, era difícil pedir melhor.

Texto e fotos por Filipe Ferreira
Agradecimentos Notredame Events


Support World Of Metal
Become a Patron!

New WOM Android APP – Read All Our Issues for free!
World Of Metal Magazine – Out Now
Download It Here!

3 thoughts on “WOM Report – Swallow The Sun, Oceans Of Slumber, Aeonian Sorrow @ RCA Club, Lisboa – 02.05.19

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: