WOM Reviews – ½ Southern North / 30000 Monkeys / Indus Valley Kings / Bestialord
½ Southern North – “Narrations Of A Fallen Soul”
2022 – Satanath Records / Les Acteus De L’Ombre Productions
Não se sabe muito sobre esta misteriosa entidade, a não ser que é grega e que tocam uma espécie de mistura de black e doom metal sendo que é este quem domina mais esta mais de uma hora de duração e que é também contagiado por um espírito gótico. Sem que isso signifique termos coisas sinfónicas ou melodias a convidar ao convívio na escuridão – é mais para o lado de um certo espírito desolador muito presente nos primórdios do pós punk. Temas na sua grande maioria longos e que convidam à criação de uma ambiência ritualista, hipnótica e bastante desagradável. No melhor dos sentidos. Não é um trabalho fácil de ouvir mas fácil de nos conquistar pela sua peculariedade, sobretudo na entrega vocal de IDVex que faz lembrar Diamanda Galás pela intensidade. Um disco que sabemos que se vai amar ou odiar com a mesma intensidade, mas só pelo desconforto que oferece e pela brilhante forma como o faz merece um destaque adicional.
9/10
Fernando Ferreira
30000 Monkeys – “Honesty Integrity Friendship Passion”
2022 – Consouling Sounds
Esta não é uma banda normal. Já sabíamos disso. Também já sabíamos que não faziam música normal. E mesmo assim não deixamos de ser surpreendidos pela música que apresentam. E mais uma vez têm uma capa que não dá pista ABSOLUTAMENTE NENHUMA em relação ao que se pode ouvir – o que também acaba por não ser uma surpresa. Abrasivos como uma lixa a ser esfregada em pele ferida, há por aqui muitas formas diferentes de se ficar desconfortável, e essa capacidade é uma que valorizamos imenso. O que também temos sempre é também uma estranha forma, quase orquestral, de nos apresentar melodias assombrosas. Com mais ou menos distorção – porque esta estará sempre omnipresente. Atente-se na desconcertante melodia do tema “Friendship” e repare-se como o mesmo é estupidamente catchy e como essa mesma melodia transborda para algo bem mais intenso e violento. Aliás, isto é quase extensível a todos os outros temas (exceptuando talvez o “Integrity” que tem a intensidade a manifestar-se de outra forma) e no final temos um disco intenso, invulgar e único. Calculo que fosse o que eles iriam querer.
8.5/10
Fernando Ferreira
Indus Valley Kings – “Origin”
2022 – Edição de Autor
Regresso dos Indus Valley Kings um ano após a sua estreia e “Origin”, este segundo álbum que é um trabalho que nos consegue cativar com pouco. Ou com muito, tendo em conta que a arte de fazer da simplicidade genial não está ao alcance de todos. Stoner algo paquidérmico e com raízes bem fortes no doom, há por aqui um groove bem conseguido e que nos consegue cativar sem dificuldade. Aliás, aquele groove bem patente em trabalhos clássicos de heavy/doom é o grande combustível para estes nove temas. Ao início até poderão passar despercebidos, mas o feitiço começa a tomar efeito ao primeiro contacto, depois só vai ficando mais forte.
8.5/10
Fernando Ferreira
Bestialord – “Bless Them With Pain”
2022 – GrimmDistribution
Terceiro álbum de originais para esta banda norte-americana que toca uma versão inesperada de death/doom metal. Ou seja, se pensarem em bandas típicas do género, as mesmas não têm nada a ver com o que podem encontrar aqui. Até porque o rótulo death/doom metal não sei se será o melhor para descrever aquilo que a banda faz. A base é sem dúvida o death metal, compassado com tendência para o uptempo e com groove gingão nos seus riffs. Os temas não nos impressionam e acabam por soar genéricos, infelizmente, sendo que este álbum está longe de cativar, apesar de algumas ideias interessantes.
4/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!