WOM Reviews – 6:33 / Stahlmann / Wild Freedom / Foreignwolf
WOM Reviews – 6:33 / Stahlmann / Wild Freedom / Foreignwolf
6:33 – “Feary Tales For Strange Lullabies: The Dome”
2021 – WormHoleDeath
Para ser sincero não sabia bem o que esperar daqui. Seis e trinta e três? É a hora do comboio de Azambuja para Alcântara-Terra? O que raio significa? Quando ouço a música, por incrível continuei bem saber o que esperar daqui. Elementos electrónicos, uma voz ultra-melódica e com coros por traz e algum peso de guitarras e zero base em termos de estilo que te possas servir para arriscar um rótulo. Lembram-se daqueles franceses malucos chamados Carnival In Coal? Tenham presente a sua música e juntem-lhes o swing dos Diablo Swing Orchestra, a vivacidade dos temas das bandas sonoras dos filmes do Tim Burton (normalmente a cargo de Danny Elfman) e poderão ficar mais ou menos com uma boa ideia daquilo que podem encontrar por aqui. Não é o que esperam, não será o que estão à procura mas acredito que é tão fora que vos poderá cativar.
8/10
Fernando Ferreira
Stahlmann – “Quarz”
2021 – AFM
Um som brutalmente industrial que promete acabar com os vossos ouvidos, mas que na minha opinião não traz muito de novo ao género.
Mas, vamos lá. Ao ouvir “Quarz”, sétimo disco dos germânicos Stahlmann, deparei-me com uma proposta, com peso, onde se ouvem aquelas guitarras, pesadas, criando o ambiente sonoro destrutivo, por vezes arrasador, ao estilo do que os seus irmãos Rammstein fazem, mas senti uma abordagem mais crua e metal e com alguma identidade.
Contudo não sendo daqueles disco que ouvimos e arrumamos, não é certamente algo que vá no futuro buscar para voltar a ouvir!
7/10
Miguel Correia
Wild Freedom – “Polarize”
2021 – WormHoleDeath
Interessante a forma como os Wild Freedom conseguem cativar através de ferramentes que à partida nem seria de esperar numa banda de metal. Claro que não é nada de novo e nisso até temos uma ligeira aproximação ao metalcore, embora a sonoridade e o estilo assente mais em melodias que são uma mistura de hard rock com gothic metal. Já dá para separar as águas. A verdade é que os Wild Freedom apesar de usarem essas ferramentas comuns (como os arranjos electrónicos) conseguem imprimir algo de minimamente original. Claro que quem gosta de algo mais duro e rude, não estará no campo certo definitivamente, mas para os apreciadores de melodia, há muita matéria para ficarem satisfeitos.
7/10
Fernando Ferreira
Foreignwolf – “Your Weapons, Your Words”
2021 – WormHoleDeath
O título deste EP dá logo ideia de um dos grandes trunfos dos Foreignwolf: as suas letras e a emoção que as mesmas imprimem na música. E não, não é falsa propaganda, é mesmo um dos pontos fortes. Claro que também ajuda ter uma voz forte e com bom alcance por trás (ou à frente, como queiram encarar a coisa) que tanto é agressiva quando é preciso assim como melódica. A abordagem ora mais metal ou mais rock alternativo também faz com que o seu alcance seja maior assim como a sua identidade mais interessante. Boas indicações para o seu futuro.
7/10
Fernando Ferreira