Review

WOM Reviews – Barabbas / Powerwolf / ChuggaBoom / Leached

Barabbas – “La Morte Apelle Tous Le Vivants”

2022 – Sleeping Church 

Qualquer banda que se chame Barabbas, tem logo ar de ser épica. E é o que estes franceses são, não disfarçando nada neste segundo álbum de originais que surge oito anos depois da estreia. A sonoridade que vestem poderá ser, na teoria, longe de ser excitante mas a verdade é que a abordagem da banda ao doom metal é fantástica, surgindo como uma verdadeira lufada de ar fresco. O que também acresce o facto de cantarem em francês. Dois factores que resultam num álbum cheio de malhões que conseguem mostrar a faceta mais interessante do doom metal, onde o mid tempo é hipnótico e muitas das vezes consegue mostrar que também tem sangue na guelra quando necessário – “Sous Le Signe Du Néant” é um excelente exemplo. Vício doom a fechar 2022.

9/10
Fernando Ferreira


Powerwolf – “Missa Cantorem II”

2022 – Napalm

Não, não é o novo álbum dos Powerwolf. É mais uma dica de como conseguir explorar muito bem uma carreira. A banda polaca lançou “Call Of The Wild” em 2021 e não tem abrandado desde então. Além dos concertos que se seguiram de promoção, também lançaram um álbum ao vivo, “The Monumental Mass”, lançaram uma versão especial onde tinham vários vocalistas a cantar clássicos seus, “Missa Cantorem I”, e agora pegam na mesma ideia e aplicam ao último álbum de originais, resultando neste “Missa Cantorem II”, onde temos vocalistas de bandas como Blind Guardian, Kissin’ Dynamite, Majestica, Amaranthe entre muitos outros a trazer um toque diferente ao último álbum de originais. É uma ideia interessante que resulta na perfeição já que muitas vozes conseguem trazer uma nova dimensão. Os fãs vão gostar de certeza.

8/10
Fernando Ferreira


ChuggaBoom – “Death Pledge”

2022 – Dead Serious Recordings

Ter uma banda que se assume desde o início da sua carreira como a melhor banda de metalcore do mundo é sinal de que estamos perante três de duas coisas. Primeiro, confiança não lhes falta. Segundo, nesta era em que estamos cada vez mais sufocados com falta de tempo e muita música para ouvir, nota-se que percebem exactamente que botões carregar para ter a nossa opinião. Terceiro – isso não vale de nada em comparação com a música. A música que traz bastante entusiasmo e carrega consigo os lugares comuns do metalcore mas também muito entusiasmo que possam levar a querer soltar afirmações de serem melhores que toda a concorrência. Sendo um género que facilmente se esgota, ainda assim temos que dar os parabéns à forma como está bem construído, como as melodias, quando as há, são marcantes e como conseguem trazer peso e raiva para contrapor as mesmas. Se são os melhores ou não, não sabemos com certeza (duvidamos mas não sabemos com certeza), o que é certo é que “Death Pledge” tem muitos méritos para agradar aos fãs do género.

8/10
Fernando Ferreira


Leached – “Free Fall Into Our Doom”

2022 – Edição de Autor

Incrível o número de projectos que acabaram devido à pandemia (ou pelo menos sofreram enormes dificuldades como toda a indústria musical) mas também igualmente incrível a forma como tantos outros iniciaram actividade nesse período. Os alemães Leached são um dos que pertencem a este último grupo. “Free Fall Into Our Doom” traz uma sensibilidade doom para um álbum gótico, uma mistura que até fez bastante sucesso no passado em nomes como Type O’Negative, Paradise Lost e Lake Of Tears (trocando também muitas vezes as posições dos dois géneros na equação ao longo da sua carreira). Sabendo à partida que os clássicos são intocáveis – e que aqui também temos a inserção de alguns tiques mais modernos – fica-se com as moderadas expectativas cumpridas perante músicas que mesmo sem deslumbrar conseguem agradar para quem procura aquele sentimento lúgubre e ao mesmo tempo belo na música pesada.

6.5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.