Review

WOM Reviews – Breidablik / Ottorn / Douglas Francisco / Sudden Infant

Breidablik – “Alduorka”

2022 – Apollon Records Prog

A música que encontramos aqui neste “Alduorka” é aquele tipo de música que me fez apaixonar pelo ambient. Ou se calhar numa primeira instância que me fez ficar fascinado com trabalhos de compositores como Vangelis. Onde a música é quase inseparável do efeito atmosférico que acarreta. Facilmente nos perdemos nesta música que tem uma riqueza grandiosa paralela à sua simplicidade. Este é o quinto álbum da banda norueguesa e não vai desiludir quem já os acompanha assim como todos os que gostam de música etérea e atmosférica e ainda não os conhece. Neste último caso, vão ficar irremediavelmente fãs!

9/10
Fernando Ferreira


Ottorn – “Little Red Riding Hood”

2022 – Edição de Autor

Gostamos de coisas peculiares. É sempre uma boa forma de não nos esquecermos que apesar das tendências e das modas, existem sempre pessoas apostadas em tentar levar a criatividade a níveis diferentes. Não é dizer que este trio francês que se apresenta como Ottorn seja profundamente original. A banda aposta no folk mas com uma capacidade envolvente que é única. Apesar de remontar a algumas tradições culturais – daí a designação folk – os ambientes criados soam-nos como novos e a dinâmica com que nos trazem estas peças são apaixonantes. Aliás, como todo o álbum em si que só peca por ser curto. Sem dúvida uma das grandes surpresas do folk de 2022.

9/10
Fernando Ferreira


Douglas Francisco – “The Magnolia Sessions”

2022 – Anti Corporate Music 

Já tinha muitas saudades destas Magnolia Sessions, que são sempre uma boa forma de ficarmos a parte de músicos folk. Neste caso em concreto temos Douglas Francisco, um músico talentoso de steel guitar que se junta aqui a outros músicos em mais uma sessão de temas tocados debaixo da árvore de magnólias que está nas imediações da sede da editora. Minimalista, simples e sem grandes truques – nitidamente aquilo que se ouve foi o que estava lá, inclusive a atmosfera do local que se consegue ouvir pelos pequenos detalhes. Com voz ou instrumental, temos aqui uma série de temas arrepiante onde a beleza acústicas nas suas mais variadíssimas formas domina as atenções

8.5/10
Fernando Ferreira


Sudden Infant – “Lunatic Asylum”

 2022 – Fourth Dimension/Cargo/Forced Exposure

A capa, o título… a capa, tudo indicadores de que estamos provavelmente sobre algo alucinado. Os primeiros momentos fazem-nos mudar o “provavelmente” para “definitivamente”. Experimental é demasiado vago para descrever o que se passa aqui, quando o que se passa aqui é esquisito de todo. Alternativo também poderá servir já que isto não é mesmo a norma mas também não é algo que quem segue o rótulo alternativo vá à procura. E que tal noise rock misturado com tendências jazzísticas minimalistas e com arranjos irritantes que apesar de serem catchy nos dão vontade de dar muros à parede? Ainda não dá para ilustrar o que se ouve aqui? Desisto. O que provavelmente também farão muitos os (corajosos) ouvintes que se mandarem para aqui que não tiverem os horizontes bem escangalhados.

4/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.