WOM Reviews – Celestial Season / Aptera / V/A – “Stop War In Ukraine!” / Breaths/Dimwind
Celestial Season – “Mysterium I”
2022 – Burning World
Vou confessar algumas coisas em relação aos Celestial Season. Como já disse algumas vezes, o tema “Above Azure Oceans” na mítica compilação “Death Is Just The Beginning” foi amor à primeira vista, ainda muito antes dos My Dying Bride se apresentarem ao serviço aqui neste quartel. Um impacto tão grande que nada antes nem depois que tivessem feito (“Forever Scarlet Passion” e “Solar Lovers”) chegasse perto ainda que se tenham mantido como um bom nome do Doom Metal (a fase mais stoner não foi, quanto a mim, tão memorável). A banda acabou pouco depois do início do milénio e quando voltaram mais de uma década atrás, as expectativas eram grandes embora nunca exageradas ou irrealistas – porque já vimos muitos filmes parecidos. Com “The Secret Teachings” a ser o primeiro álbum após o regresso, ficámos agradavelmente surpreendidos, principalmente pelo facto de terem de volta Jiska ter Bals, o violonista presente no curto espaço em que gravaram o já citado tema. Os primeiros momentos de “Mysterium I” parecem ser uma continuação lógica dessa promo tape de 1994, sem ser forçado ou desesperado a tentar capturar algo que já não está lá. Pois bem, aqui está tudo cá. Atrevo-me a dizer como nunca esteve antes. Para quem gosta de My Dying Bride clássico, não haverá referência maior. Para quem gosta de Celestial Season desde o início, provavelmente este seria o álbum que estavam à espera de ouvir desde sempre.
9.5/10
Fernando Ferreira
Aptera – “You Can’t Bury What Still Burns”
2022 – Ripple Music
Sabem o que é verdadeiramente sexy, mais ainda do que ter uma banda só com mulheres? É ter uma banda só com mulheres e isso não interessar nada. O foco aqui está mesmo na música que nos surge com grande power. Uma excelente mistura entre heavy e doom metal tradicional, este álbum de estreia da banda alemão Aptera – alemã mas que consta que tem músicas com nacionalidade brasileira, italiana, belga e dos E.U.A.. A voz é particularmente eficaz, com um timbre meio ácido que assenta muito bem neste contexto. Grandes riffs, o groove “doomíco” e um ambiente que parece retro mas é apenas relativo ao género. Claro que tudo isto sem temas fortes não serve de nada, mas felizmente também não temos falta disso. Boa surpresa!
8.5/10
Fernando Ferreira
V/A – “Stop War In Ukraine!”
2022 – Path Of Doom Radio
O mundo da música já demonstrou diversas vezes no passado ser capaz de se unir à volta de causas, mas uma que tenha causado tanto impacto no metal é definitivamente a questão da invasão russa à Ucrânia. A Path Of Doom Radio decidiu então fazer um compilação de bandas espalhadas por todo o mundo (imclusive Portugal, onde temos os nosso Travo) dentro do género em que opera, ou seja, dentro do stoner, psych rock e doom metal. Temos então um total de 146 temas por parte de outras tantas bandas. Não fosse a diferença de volumes entre algumas baixas e seria algo perfeito Uma iniciativa que podem apoiar através do link para o bandcamp no leitor abaixo.
8/10
Fernando Ferreira
Breaths/Dimwind – “Seasons”
2022 –Trepanation Recordings
Continuo a achar que os splits são a melhor forma de conhecer duas bandas mesmo que seja uma amostra ínfima. Ou pelo menos julgava eu que seria ínfima ao ver que cada banda tinha apenas um tema, desconhecendo a longa duração dos temas. O rótulo blackgaze demora a fazer sentido – pelo menos no caso dos Dimwind – mas continuo a preferir pós-metal como forma de descrever. Sentimento atmosférico considerável que coloca no campo de banda sonora daquele filme que ainda não foi feito. Já Breaths carrega muito mais no feeling black metal, principalmente ao nível da abordagem da voz, enquanto instrumentalmente acaba por açambarcar um feeling mais sludge e até alguma atmosfera que não estaria estranha num disco industrial. Entre as duas propostas, prefiro a dos Dimwind, mas os Breaths também deixam a curiosidade aguçada para outros trabalhos futuros. Logo o saldo global é bem positivo.
7.5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!