WOM Reviews – Forn Kaldr / Finntroll / Dwarrowdelf / The Agony Column / Vesssna / Goditha / Scream 3 Days / D.O.L

WOM Reviews - Forn Kaldr / Finntroll / Dwarrowdelf / The Agony Column / Vesssna / Goditha / Scream 3 Days / D.O.L

Forn Kaldr – “Mystic Arcane Lands”

2020 – Edição de Autor

Segundo EP deste projecto instrumental que prova ser muito interessante apesar das limitações que uma one-man band poderá ter a nível de ideias e de produção. Em ambos estes departamentos os resultados são acima da média, com o som a imbuir-se cheio do ambiente que é necessário para um black metal épico, melódico e atmosférico. Cinco temas que totalizam pouco mais de meia hora de música mas que é apetecivel ouvir. E de acompanhar para ouvir mais.

8.5/10
Fernando Ferreira

Finntroll – “Vredesvävd”

2020 – Century Media Records

Já tínhamos saudades destes nossos trolls finlandeses. Sete anos de silência é realmente uma eternidade nos dias de hoje. Claro que ficamos contente por ouvi-los outra vez mas o problema de muito tempo de ausência é que depois quando voltam ficamos sempre com as expectativas altas. E as expectativas já eram gigantes, de tal forma que nunca “Vredesvävd” iriam ser capazes de suplantar. Apesar dessa desilusão que se possa encontrar, a verdade é que este é um trabalho muito bom ainda que curto – o que levou a que fosse ouvido três vezes seguidas, isto sem enjoar. Pelo lado menos bom é que também não temos nenhum daqueles temas que se colam à primeira, mas isso não é razão para que não os possamos ouvir outra vez. E outra vez. Material para o bailarico. Esperemos é que não seja por mais sete anos. É bom mas não aguenta assim tanto.

8/10
Fernando Ferreira

Dwarrowdelf – “Evenstar”

2020 – Northern Silence Productions

O impacto inicial do quarto álbum desta one-man band não foi grande, admito. Não conhecia o projecto por isso também não haviam envovidas expectativas, a não ser pelo facto de ser editado pela Northern Silence Productions, que já tem um selo de garantia de qualidade. Fiquei a pensar que talvez a editora estivesse a falhar mas o que é certo é que ao final da primeira audição a opinião já não era a mesma. Extremamente melódico, até um ponto em que não sei se concordo com o rótulo black metal aqui se não tiver o “melódico” à frente, e extremamente melancólico, a combinação de todos estes ingredientes resultam numa obra que até é difícil de catalogar ao certo. O que é bom. Sendo também bom o facto de não ter entrado à primeira. É um desafio que vão adorar assumir, desde que tenham gosto por tudo aquilo que se disse atrás, claro.

8/10
Fernando Ferreira

The Agony Column – “Away From Luciferian Claws”

2020 – Edição de Autor

Segundo Ep dos biolorrusos que estão a tornar-se num caso sério. A mistura do doom metal com sensibilidade mais góticas não é novidade nenhuma mas é refrescante ouvir algo que nos remete para bandas como Theatre Of Tragedy (por exemplo) e também consegue apresentar algo de minimamente novo, mediante a sua própria identidade musical. Um daqueles Eps que depressa se torna viciante e que deixa as melhores indicações para o futuro.

8/10
Fernando Ferreira

Vesssna – “The Smile Of Freedom”

2017 – Edição de Autor

O primeiro EP dos Vesssna evidencia potencial. Apesar de os podermos encaixar no registo mais melódico do gothic metal, a forma como conseguem escapar aos lugares comuns, principalmente no trabalho de guitarra, é de louvar. São quatro temas de boa qualidade e que deixavam boas indicações. Talvez o álbum “About Saintlike” não tenha cumprido essas indicações por inteiro mas sem dúvida que o potencial continua lá.

8/10
Fernando Ferreira

Goditha – “The Rock Opera”

2020 – Symmetric Records

O cartão de vista para este trabalho é que se trata de uma obra de Elina Englezou, sendo a primeira Ópera Rock idealizada por uma mulher. Elina contou com a preciosa ajuda de Bob Katsionis, o mago grego das teclas e o resultado são dezoito músicas repartidas por dois discos. A história está no centro das atenções, com a música a ser apenas um veículo para contar a mesma. O ambiente remete-nos para os músicas do cinema/teatro, o que nem sempre resulta em disco. Podermos ter aqui uma excepção, em que as músicas são memoráveis, com emoção (sentida pelos executantes e transmitida ao ouvinte) numa base heavy/power metal sinfónico com alguns contornos góticos. É uma excelente surpresa.

8/10 
Fernando Ferreira

Scream 3 Days – “Rhesus Negative”

2020 – Wormholedeath

Death metal moderno é um rótulo que quando conjugado com o do death metal melódico nos faz pensar que estamos perante metalcore. Os Scream 3 Days são daquelas excepções que nos dá gosto. Passa ao lado das fórmulas genéricas de tudo o que é “actual” e foca-se em ter uma produção cheia e com os graves a fazer estremecer as colunas  e com uma voz gutural à antiga. As guitarradas debitam riffs e cavalgadas valentes, sem ter no entanto grande brilharetes técnicos. No departamento dos solos é onde se sente mais falta de uma guitarra que faça com que tema seja ainda mais único, mas é uma questão de gosto pessoal, admito. “Rhesus Negative é o segundo álbum de originais e consegue cativar mesmo quem não seja fã do estilo. Talvez quem tenha preconceitos não consiga logo passar por cima destas condicionantes, mas em passando, a diversão é garantida.

7/10
Fernando Ferreira

D.O.L – “Between Love And Death”

2020 – Inverse Records

Estreia dos finlandeses D.O.L. com um EP que mostra que os finlandeses têm mesmo queda para este som. “Between Love And Death” traz-nos aquele sentimento muito próprio do metal gótico, com a melancolia sempre à flor da pele mas com uma base bem rock, o que é refrescante. Tirando a electrónica “My Juliet” e a moderna “Love Denied”, o sumo deste primeiro EP é mesmo o rock. Estas duas abordagens (que acabam o trabalho) poderão confundir-nos em relação ao futuro da banda, mas para já mantemos a curiosidade para ver qual será o próximo passo.

6.5/10
Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.