fbpx

WOM Reviews – Vetrar Draugurinn / Be’lakor / Insomnium / Entroping Awakening

WOM Reviews - Vetrar Draugurinn / Be’lakor / Insomnium / Entroping Awakening

Vetrar Draugurinn – “The Night Sky”

2021 – Dark Skies Coming Recordings

Excelente surpresa esta por parte dos holandeses  Vetrar Draugurin – nome complicado de  memorizar. E não, não se trata de um álbum de estreia mas efectivamente é o primeiro ao qual somos confrontados com a sua sonoridade. Uma sonoridade apaixonante, devo acrescentar, que misturam gótico com doom metal. Mas não é uma simples mistura a esquadro e régua. É algo bem orgânico e com a música a fluir de uma forma impressionante que por vezes até soa a progressivo – ouvir a fantástica instrumental “The Fear Of Letting  Go”. E a voz de Marjan Welman também ajuda a que se forme um efeito hipnótico, verdadeiramente assombrosa que nos garante logo uma viagem única. Um dos grandes álbuns de 2021!

9/10
Fernando Ferreira

Be’lakor – “Coherence”

2021 – Napalm

Regresso dos australianos Be’lakor, banda à qual ficámos de olho após o anterior álbum “Vessels”. Passaram cinco longos anos, com o mundo (tanto o nosso World Of Metal como o “real) a dar muitas voltas mas aquilo que podemos concluir pouco tempo depois dentro deste “Coherence” é que certas coisas não mudam mesmo. A forma de fazer death metal progressivo, sempre com o aspecto melódico à flor da pele, da banda australiana mantém-se inabalável. Não que seja um álbum previsível mas entrega-nos precisamente aquilo que esperávamos: música de uma qualidade elevada. Logo a começar com o épico “Locus”, com mais de dez minutos que é logo a garantia para agarrar o ouvinte, o seu público alvo. Ou seja, aquele que gosta de ser levado por campos épicos, e pela grandiosidade como se estivesse perante o complemento de uma obra grandiosa. Não é algo que faça furor perante o baixo nível de défice de atenção do ser humano actual mas ainda existem aqueles que gostam de ser desafiados e desafiados para viagens especiais. Esta é mesmo especial.

9/10
Fernando Ferreira

Insomnium – “Argent Moon”

2021 – Century Media

Insomnium é uma banda que a cada lançamento (seja ele qual for) arrisca-se sempre a trazer novas pérolas para os fãs que já tem e a conquistar ainda mais. “Argent Moon” tem esse potencial ao apresentar quatro temas novos que encerram em si todas as suas melhores características: o peso, a melodia e a capacidade de fazer músicas com uma carga melancólica acentuada sem ficar reféns da mesma. Ou seja, não fazer algo lamechas mesmo que apelem ao sentimento. “The Conjurer” é um novo expoente máximo nessa vertente mas todos os temas deste EP estão a esse nível de excelência. Para quem pensa que os EPs são um lançamento menor… bem, aqui está um EP que é obrigatório ter.

9/10
Fernando Ferreira

Entroping Awakening – “Epilogue”

2021- Edição de Autor

É sempre bom quando se procura informações de uma banda ou lançamento, ou até mesmo a capa desse tido lançamento, e o google vai-nos buscar coisas do Deepak Chopra. É sinal de que esta é mesmo uma banda do underground (e a começar a sua atividade) e também de que tematicamente a coisa promete, mais que não seja, para fugir ao convencional. E efectivamente a coisa promete mas também cumpre. Esta é uma one-man band norueguesa que junta death e black metal (e até ao progressivo de certa forma) com as suas melhores armas melódica e o resultado é um álbum com sete temas que vai directamente ao gosto de quem gosta das explorações e desbravações da música extrema nos finais da década de noventa. Um trabalho que torna-se exigente e não vai pelo caminho fácil, de oferecer coisas acessíveis ao ouvido para melhor assimilar e deitar fora. Não é para deitar fora. É para reutilizar muitas e muitas vezes.

8.5/10
Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.