fbpx

WOM Reviews – Knife / Paradox / E Force / Catalysis

WOM Reviews - Knife / Paradox / E Force / Catalysis

Knife – “Knife”

2021 – Dying Victims Productions

Como passar de detestar a odiar um rótulo por achar que o mesmo não tem utilidade nenhuma até começar a gostar tudo aquilo que começa a encaixar no mesmo? Talvez exista uma mudança de perspectiva – somos todos humanos e isso implica uma evolução ou pelo menos uma hipótese dessa mesma evolução já que nem sempre é algo verificável. Esta mistura entre o heavy metal tradicional e algo mais extremo é a luz que faltava para iluminar a razão da existência de um género como o speed metal. Algo ali que tanto vai para o thrash (ou algo mais pesado) como para o heavy metal. Neste caso concreto, os Knife, e o seu álbum de estreia, são um daqueles vícios que não queremos mesmo largar. Aquela inocência que encanta quem precisa de voltar ao estado primordial de redescobrir o metal e toda a sua energia crua. Riffs, solos, uma voz que não prima pela beleza mas ganha aos pontos em termos de carácter, tudo embalado numa produção que não é retro mas soa totalmente orgânica. Fica difícil encontrar algo melhor que isto.

9/10
Fernando Ferreira

Paradox – “Heresy II, End Of A Legend”

2021 – AFM

Os veteranos alemães Paradox surgem com mais um disco. “Heresy II End Of A Legend” é o oitavo trabalho da banda e na realidade segue muito a linha traçada dos seus antecessores. Musicalmente, o thrash metal da banda é muito próximo de nomes como os Anthrax, com vocais mais melódicos e limpos e muita garra sonora. Ao longo de 76 minutos podemos sentir tudo isso e em momentos surge um tema como “Unholy Conspiracy”, pesado e veloz, “Escape From The Burning” a pisar mais a linha power metal, mas num todo este novo disco é forte e tirando o tal tempo de duração, (não ganha muito com isso), acaba por estar num plano muito positivo.

9/10
Miguel Correia

E Force – “Mindbender”

2021 – Mighty Music

Depois de ter lançado em 2003 o aclamado “Evil Forces”, e após algumas mudanças na sua formação chegaram logo depois mais três trabalhos, algo mais discretos, mas não menos importantes no catálogo dos E-Force, projeto liderado pelo ex-vocalista/baixista dos Voivod Eric Forrest, que lançam em breve um novo trabalho, de título “Mindbender”. Trata-se de um disco portentoso, marcado por riffs rápidos de thrash metal, alguns ambientes sonoros dentro daquilo que certamente ele traz do seu legado nos Voivod e também ao longo de onze temas sente-se a plenitude das suas capacidades vocais. 19 de novembro é a data de ver luz do dia com o selo da Mighty Music, numa nova parceria, que a avaliar pelas declarações de Eric, o está a deixar bastante entusiasmado.

9/10
Miguel Correia

Catalysis – “Relicta EP”

2021 – Edição de Autor

Banda interessante esta dos britânicos Catalysis que lançaram o seu álbum de estreia no ano passado. Agora regressam com mais estes temas que apesar do tom moderno (e de alguma aproximação ao groove) não escondem o seu amor pelo thrash metal. O tema de abertura “A New Way To Die” é particularmente eficaz. A toada está sempre presente e poderá não interessante para quem não gosta de desvios mais groove/metalcore mas no geral é um EP extremamente interessante e que revela da melhor maneira as potencialidades da banda.

7/10
Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.