Review

WOM Reviews – Wolfheart / Arcas / Phoebus The Knight / Chimera

Wolfheart – “King Of The North”

2022 – Napalm

Provavelmente todas as reviews desta banda finlandesa aqui na World Of Metal começaram da seguinte forma: “impressionante como os Wolfheart se têm desenvolvido”. O irónico é praticamente desde o início, quando ainda era uma one-man band, o impacto tem sido enorme. Death metal melódico mas longe de seguir uma linha condutora que o género supostamente dita, a identidade da banda continua a falar mais alto e a ditar que tenhamos garantidamente boa música. Melodia catchy mas longe de ser descartável – ou seja daquela que se gasta rapidamente como se fosse o sabor de uma pastilha elástica. “King Of The North”, nesse sentido, é capaz de ser um paradoxo. Por um lado é o trabalho mais convencional e menos vistoso (pelo menos às primeiras audições) mas por outro revela o seu valor na sua solidez e na forma como consegue convencer rapidamente sem grandes gimmicks. E é sólido exactamente por aperfeiçoar a fórmula de composição, algo que se nota muito bem no resultado final.

9/10
Fernando Ferreira


Arcas – “Arcas”

2022 – Northern Silence Productions

Arcas é um projeto musical recente que tem como criador o músico alemão Enzo Brettschneider. Criado em 2021, esta iniciativa veio agora em 202 produzir um álbum homónimo focado no género de black metal com especial enfoque no estilo atmosférico. Como costuma ser comum nos trabalhos de estilo ambiente, a maioria do álbum dedica-se a sonoridades mais leves e nostálgicas que demonstram a forma extrema como o metal consegue ser moldado (sim, porque continua a ser um trabalho de black metal nas restantes partes). É um trabalho bastante recheado e orientado para a apreciação da música enquanto forma de arte mais que um ambiente relaxado já que toda a composição reflete profunda amargura e pouco entusiasmo – daí apresentar um estilo maioritariamente minimalista. Contudo, não é por este ser um trabalho de “tristeza”, nem por ser minimalista que deixa de ser bom; bem pelo contrário, Arcas é um trabalho de elevada qualidade que requer atenção na sua audição para ser sentido verdadeiramente. Um começo particularmente promissor para este projecto alemão.

8/10
Matias Melim


Phoebus The Knight – “The Last Guardian”

2022 – Edição de Autor

EP de estreia destes franceses cuja música é tão pomposa quanto o nome e apresentação gráfica sugere. De forma a fazer uma comparação rápida para situação, é como se estivessemos uns Therion, ali por alturas do “Vovin”, liderados por uma voz masculina que não dispensa uma vasta panóplia de coros. Apesar de não ser nada de novo (relembre-se que “Vovin” foi lançado em 1998 e “Into The Pandemonium” dos Celtic Frost onze anos antes), este álbum não deixa de ser refrescante e apesar da referência a Therion, conseguem passar uma identidade sólida, sobretudo por uma abordagem mais próxima do power metal. São apenas quatro temas e ainda é cedo, mas do que se pode ouvir aqui, podemos ter um nome grande do metal sinfónico.

8/10
Fernando Ferreira


Chimera – “Gloria Mortis”

2022 – Edição de Autor

Segundo álbum dos polacos Chimera que trazem aquela sonoridade que a música extrema do país sabe fazer tão bem. Death metal, com alguns pormenores de black. Neste caso específico os Chimera também apresentam dotes melódicos assinaláveis e que tornam este álbum tão impressionante como a capa. Bons riffs, bons leads e, no geral, bons temas. Nem sempre consegue sair para além do que seria esperado mas no geral um valoroso segundo álbum que vai agradar a todos os que gostam da mistura de música extrema com bons ganchos melódicos.

7.5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.