WOM Teias de Aranha – Heavy Metal Zombies Paranoid
por Cameraman Metálico
Durante cinco anos foi o fan club que impulsionou o heavy metal em Portugal! Entre Novembro de 1985 e Abril de 1991 foi com a sua fanzine fotocopiada que se aprendeu, conheceu, divulgou, bandas grandes e pequenas, nacionais e de além-mar. O mentor de seu nome Gustavo Vidal, estava também ligado a António Sérgio e ao Lança-Chamas da Rádio Comercial.
Renascimento do Metal (assim se chamava a fanzine com quem colaborei a partir de 1988 e que me deu a conhecer bandas como os Ibéria, Alkateya, Braindead, Casablanca, entre outras) tinha 32 páginas fotocopiadas e muita informação, muito flyer.
Com o surgimento da magazine Rock Power, que durou pouco, a fanzine acabou. O Gustavo Vidal teve depois um programa de rádio com edição própria na Rádio Energia. Quando a Rádio Energia acabou, o Gustavo perdeu o interesse e dedicou-se à familia e o heavy metal esfriou… De vez em quando ainda o encontrava, em algum concerto. Deve-se ao Gustavo Vidal, entre outras coisas o interesse dos portugueses por Cradle of Filth, por exemplo. A divulgação via “Best Of” em cassete com bandas portuguesas, a edição de vinil como Casablanca, a locução das Breves no Lança-Chamas entre outras coisas.
Por tudo isso obrigado Gustavo Vidal, amigo de longa data e obrigado Heavy Metal Zombies Paranoid.
Viva o heavy-metal!
Support World Of Metal
Become a Patron!