WOM Reviews – Status Quo – “Down Down & Dignified At Royal Albert Hall”

Producto disponible en Amazon.es

2018 earMUSIC

Apesar de ser um amante confesso do rock, de todas as suas expressões e facetas, os Status Quo sempre foram uma banda que escaparam aos meus horizontes. Quando estava a crescer nunca nos cruzamos. Quando após ter explorado devida a música extrema, voltei para o passado em busca dos grandes clássicos, mesmo assim nunca nos cruzamos. O que é estranho tendo em conta que esta é uma banda com mais de cinquenta anos de carreira, contemporânea de bandas como Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath. Nunca gozando do sucesso e reconhecimento dos mesmos mas nunca também cessando actividades, é impressionante o seu repertório e sobretudo a riqueza do mesmo.

É por estas e por outras que adoro este meu trabalho, onde sou capaz de juntar o útil ao agradável, principalmente quando tenho que analisar não um mas dois álbuns ao vivo. E este é o primeiro dos dois, um concerto gravado no mítico Royal Albert Hall. Como já há muito tempo que nos passou o enjoo dos unpluggeds e a moda já morreu, olhamos com outros olhos este tipo de lançamento que nos permite ter uma roupagem completamente diferente de músicas emblemáticas. É a celebração ao vivo dos disco de estúdio que fez precisamente o mesmo, “Aquostic (Stripped Bare)” e “Aquostic II: That’s a Fact”, onde pegaram nos velhos clássicos da sua carreira e reinterpretaram-nos com uma nova roupagem.

Tenho que dizer que este álbum apresenta dois desafios. Trata-se de uma roupagem realmente diferente e longe do rock da banda mas a essência está toda lá. Depois, existem algumas músicas que ficaram bastante diferentes, o que nos dá a vontade de ir procurar a discografia da banda e ficar a conhecer (ainda) melhor temas como “Hold Your Back” e os incontornáveis “Pictures Of Matchstick” e “Whatever You Want”. Recomendado para os fãs, para quem conhece a banda e sobretudo para quem não conhece, mas gosta do seu som com aquele toque folk a roçar o americano. Vicia sem esforço.

Nota 8.6/10

Review por Fernando Ferreira


 

Support World Of Metal
Become a Patron!

New WOM Android APP – Read All Our Issues for free!
World Of Metal Magazine – Out Now
Download It Here!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: