Seeming Emptiness – “Heavy Rain” Review

1. Dispatched Fortune
2. Retrogression
3. Riven
4. Heavy Rain
5. Red Glowing Night
6. Heirless
7. Obscure Pulse
8. Enliven The Dust
Duração 59:41
Música instrumental. Já aqui dissemos o quanto apreciamos música instrumental, assim como música emocional e é por isso que adoramos pós-rock. Seeming Emptiness não é pós-rock embora use quase a mesma formúla – apenas não abusa das guitarras com reverb – mas é redutor dizer que se trata de um álbum de pós-rock, quando muito do seu som aproxima-se do doom. Katatonia é um dos nomes que nos ocorre, principalmente pelos seus álbuns no final da década de noventa. Só por esta premissa é suficiente para ficarmos agarrados
No entanto, de bonitas premissas está o inferno cheio, por isso se não tivermos músicas que nos consigam cativar. Se o doom é um genéro complicado, o doom instrumental de certeza que não ajuda à tarefa e aqui este projecto acerta na mouche. Ainda mais valor tem sabendo que se trata de uma one-man-band que tem como mastermind o multinstrumentalista Kevin M.. Um surpreendente álbum que é mais dinânmico do que aquilo que se poderia esperar e que qualquer fã quer de doom quer da sonoridade de guitarra em si não terá como evitar ficar apanhado… tal como nós.
Este álbum de estreia é apenas mais uma recordação, caso estivessemos esquecidos, como diariamente surgem projectos apostados em trazer algo de diferente e dinâmico (para se ver o que queremos dizer, ouvir, por favor, a “Obscure Pulse”, para que não se pense que o disco todo é a morrer), mesmo que seja apoiado em muita coisa que já ouvimos antes – e “Heavy Rain” não é tão original assim, é apenas daqueles trabalhos que nos perguntamos como é que ninguém se tinha lembrado disto anteriormente e neste caso… só temos a agradecer ao amigo Kevin. Uma das grandes surpresas de 2016, sem dúvida.
Nota 9/10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.