WOM Playlist – Rock/Metal #3

Vamos agora olhar para Portugal, sem regras e sem limites – o único limite é obviamente estar entre o rock e o metal, nos seus mais variados géneros. Uma selecção que visa dar-vos a conhecer (ou relembrar) bandas e nomes que tão bem tratam a nossa amada música pesada. – Por Rosa Soares.

1 – IN PECCATVM – Banda açoriana de Doom Metal e Metal Gótico, que integra a denominada 2ª vaga de Heavy Metal Açoriano. Em 2002, após o lançamento de duas demos “In Beauty” e “Just Like Tears”, editaram “Antilia”, do qual faz parte este tema, “Watery Portrait”. “Antilia” é um excelente trabalho com apenas 5 temas, inspirados na Lenda das Sete Cidades (Antilia), nos Açores e que colocou os IN PECCATVM no mapa do heavy metal, de onde nunca mais saíram.

2 – XEQUE-MATE – “Filhos do Metal” ´faz parte do álbum “Em Nome Do Pai, Do Filho e do Rock’N’Roll”, lançado originalmente em vinil no ano de 1985 e reeditado em 2020. Os Xeque-Mate deixam a cena musical nacional em 1989, devido a várias contingências da altura que levaram a banda a uma situação de desalento. 28 anos depois, em 2007, acontece o reencontro e em 2020, com um novo line-up, a banda ressurge com toda a sua força e vontade!

3 – TARANTULA – “End Of The Rainbow” é a faixa 8 do segundo álbum dos Tarantula, “Kingdom of Lusitania”, lançado em 1990. Após onze anos sem lançamentos, regressam em 2021, no ano em que a banda comemora o seu 40º aniversário, com “Thunder Tunes from Lusitania”, um álbum poderoso, maduro, de concepção irrepreensível e cheio de adrenalina e força contagiantes.

4 – ENCHANTYA – os Enchantya, nasceram em 2004 num período de pausa de Rute Fevereiro, do seu projecto Black Widows. A banda grava o seu primeiro EP em 2005, e lança o seu álbum de estreia em 2012. Em 2016, com a saída de vários membros da banda, Rute Fevereiro, reúne um “elenco de luxo” para o renascer dos Enchantya: Fernando Campos e Fernando Barroso, dos My Enchantment, ocupam o lugar da guitarra e do baixo, sendo a segunda guitarra ocupada por Bruno Santos. A bateria passa para as mãos de Bruno Guilherme (também baterista das bandas Cruz de Ferro e ex-Wako) e Pedro Antunes domina as teclas e orquestrações. E, assim, nasce “On Light and Wrath”, um álbum forte, coeso e que eleva a banda e o seu metal melódico, a um patamar de excelência, e onde pertence este tema, “Poet’s Tears”

5 – RAMP  – “Alone” é um tema que surge no álbum “Nude”, o quinto trabalho da banda nascida no Seixal, em 1989. O seu último álbum de originais foi lançado em 2009. Apesar de se manterem activos no que respeita a actuações ao vivo, a banda sofreu várias alterações de line-up e mantém-se afastada dos estúdios de gravação.

6 – PAINTED BLACK – banda de doom / gothic metal, formada em 2001, conta na sua discografia com duas demos, um single, um EP e dois LP. “Chamber” é retirada do seu último trabalho “Raging Light” lançado em 2017. Desde então, a banda te estado presente em alguns festivais, como o Vagos Metal Fest.

7 – OMITIR – “Flora” é o quarto tema do álbum “Ode”, o quarto LP lançado por esta banda de black metal, onde tudo é feito e tocado por uma só pessoa. Sob a temática do campo, tem momentos em que a minha reminiscência musical me leva aos sons da música de intervenção e ao balanço de um “Cantigas de Maio”. Noutros momentos, é cavernoso e profundo como um vulcão. Ora sombrio, ora rápido, mas sempre melodioso, equilibrado e consistente. Ao longo dos temas, as mudanças de estilos, o recurso aos elementos da natureza (o vento, a água) ou a instrumentos mais tradicionais, como o acordeão, provocam sensações diferentes, mas todas elas intensas.

8 – ATTICK DEMONS – Os Attick Demons são uma referência de peso no Heavy Metal europeu. Com dois CD’s de originais, um EP, um vinil e um CD ao vivo (com todas a músicas do EP numa nova roupagem), lançaram o seu terceiro álbum de originais em 2020, onde pela primeira vez surge um tema em português. “Sacrifice” é um tema do seu álbum de estreia “Atlantis”, um álbum conceptual que marcou desde logo, o espaço desta banda de Almada

9 – CRUZ DE FERRO – “Glória ao Rey” é um tema do segundo CD da banda, “Guerreiros do Metal”. Os Cruz de Ferro são uma banda de heavy metal épico, que encontra a sua inspiração em episódios da História portuguesa.  O seu mais recente trabalho é o EP “Leão dos Mares” lançado em 2021.

10 – MISS LAVA – “Oracle”, tema do último trabalho dos Miss Lava, “Doom Machine”, um álbum hipnótico e psicadélico, caracterizado pelas múltiplas sensações e ambiências que consegue provocar a quem o ouve. Lançado em 2021, é um álbum que deve ser ouvido.


 

Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.