WOM Report – Stick To Your Guns, Nasty, Get The Shot @ RCA Club, Lisboa – 08.03.19

Ainda o sol não tinha descido no horizonte para encerrar mais um início de semana de trabalho, e junto ao RCA já se aglomerava um considerável número de pessoas que responderam ao repto lançado pela Amazing Events. O regresso a Lisboa dos Stick To Your Guns – depois da passagem pela República da Música em Junho de 2014 – previa-se movimentado, com os bilhetes em pré-venda a voar rapidamente, e a previsão de sala esgotada fez com que muitos rumassem cedo para garantir a sua presença. O cartaz incluia ainda o regresso dos belgas Nasty à capital, depois de em 2018 terem aberto para Comeback Kid nesta mesma sala, e a estreia dos canadianos Get The Shot.

E foi pela banda do Quebec que se iniciou uma das melhores e mais intensas noites de hardcore deste ano. Praticantes de um hardcore crossover que mistura bastantes influências bebidas ao thrash metal, a banda liderada por Jean-Philippe Lagacé (J-P) ganhou certamente muitos novos fãs nesta noite, com o mosh e o crowd surfing a fazer-se notar desde os primeiros acordes e a sua atitude in-your-face aliada a um som brutal e sem cerimónias a eclodir na sala completamente repleta de ávidos entusiastas. Sem nenhuma novidade desde “Infinite Punishment” de 2017, o quinteto mostrou porque muitos especialistas do género têm vindo a enaltecer o trabalho dos GTS, e a banda mostrou-se absolutamente rendida a uma plateia que foi fornecendo energia aos músicos, ao ponto de J-P confidenciar que este seria sem sombra de dúvida o concerto deste tour que mais iria recordar, de tão bom que estava a ser. Do habitual crowd walking (J-P percorreu meia sala em pé sobre os ombros da plateia até atingir o bar do RCA) que terminou no próprio vocalista a repetidamente nadar sobre as cabeças dos presentes, a tumulto generalizado na sala em faixas como “Absolute Sacrifice”, “Blackened Sun” ou “Cold Hearted”, não se podia ter pedido melhor aquecimento para o que ainda havia a seguir.

Os belgas Nasty mostraram no RCA que contam já com grande falange de apoio em Portugal, e a amizade que os une aos Steal Your Crown ficou patente com uma curta intervenção de Dice numa das faixas apresentadas em palco. No ano passado, a banda liderada por Matthias Odysseus acompanhou os Comeback Kid na sua data em Lisboa, dando um concerto espectacular, pelo que a expectativa era grande. Sem novidades discográficas desde “Realigion” de 2017, nem por isso o espectáculo dos belgas perde força, com faixas como “At War With Love”, “Forgiveness”, “Lying When They Love Us”, “Chaos” e o final com “Fire on the People” a deixar a plateia em alvoroço. O público dos Nasty é bem mais interventivo durante as canções, preferindo muito mais ajudar na vocalização do que em saltar do palco, talvez porque ao contrário da banda anterior, as letras contestatárias estão na ponta da língua.

Cinco anos foi o tempo que os amantes do hardcore tiveram que esperar para voltar a ver Jesse Barnett e os seus Stick To Your Guns. Desde então, a banda de Orange County editou dois álbums (“Disobedient” de 2015 e “True View” em 2017) e o EP “Better Ash Than Dust” de 2016, mas foi o último disco editado, o primeiro para a Pure Noise Records, que os californianos estavam em Lisboa para apresentar, embora olhando para o alinhamento escolhido, nada o fizesse indicar. De facto, do último registo da banda, apenas “The S, The moon, The Truth”, “Doomed By You” e “Married to the Noise” foram apresentadas nesta noite, preferindo os STYG ir beber aos clássicos, em especial a “Diamond”, disco de 2012.

A plateia, essa, não deu a mínima importância a este facto, mostrando a fome que estava de clássicos como “The Bond”, “Against Them All” ou “Nothing You Can Do To Me”. Ainda a procissão estava no adro e já Barnett pedia para serem removidas as duas grades que separavam a plateia do palco, tal era a onda de mosh e crowd surfing que ia varrendo a sala completamente esgotada. Corpos suados, muita gente em tronco nu, muita adrenalina numa exibição de força do quinteto californiano, com Barnett muito interventivo e a dar os parabéns, sem paternalismos, pela qualidade da plateia nas bandas anteriores mas também no que estava a decorrer. “Vocês já têm 10 no que toca a prestação, é o melhor que tivemos até agora, mas vamos até ao 15!!”, pediu um visivelmente agradado Barnett antes de explodir com “Amber” e terminar com invasão pacífica de palco em “Nobody”. Prometido o regresso muito em breve, talvez com disco novo, resta ficar ansiosamente à espera…

Texto e fotos por Vasco Alexandre
Agradecimentos Amazing Events


Support World Of Metal
Become a Patron!

New WOM Android APP – Read All Our Issues for free!
World Of Metal Magazine – Out Now
Download It Here!

0

3 thoughts on “WOM Report – Stick To Your Guns, Nasty, Get The Shot @ RCA Club, Lisboa – 08.03.19

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: