WOM Reviews – Praying Mantis / Degreed / Lionville / Steve Dalton

Praying Mantis – “Katharsis”

2022 – Frontiers Music

Os Praying Mantis são um excelente exemplo de como os rótulos e a vontade de colocar tudo em prateleiras por vezes resulta em bolas ao poste. Não só a banda já andava nisto há bastante mais tempo do que qualquer outra banda do movimento, como a sua sonoridade sempre teve um travo mais hard rock do que heavy metal. Ainda assim, o seu mítico álbum de estreia “Time Tells No Lies” é apontado como um grande clássico do género. Só na década de noventa e graças a um grande apoio dos fãs no Japão é que a banda viria a solidificar apesar do interregno já no novo milénio. Nesta terceira encarnação, os Praying Mantis estão mais hard rock e com uma sensibilidade melódica apurada. Este álbum conquista mesmo por esse factor nostálgico do hard rock melódico da década de oitenta mas em vez de ser constrangedor, o resultado é um álbum adulto e cheio de grandes (e verdadeiras) canções. Um álbum que poderá ser associado à década específica atrás – de onde eles estiveram praticamente ausentes – mas o factor intemporal é bem mais forte. Sem dúvida um trabalho ao qual se recomenda para quem procura hard rock memorável.

8.5/10
Fernando Ferreira


Degreed – “Are You Ready”

2022 – Frontiers Music

Sexto álbum já para os Degreed, uma banda sueca que tem tido um percurso impressionante em mais de dez anos de carreira e que agora parece ter atingido mais um pouco alto. A melodia do seu rock não exclui o peso mas aquilo que mais impacto tem em nós é mesmo a força com que estes refrões nos batem. O facto de soarem modernos mas ainda assim com gosto para o rock também tem especial efeito positivo. Sim, temos para aqui muita coisa infecciosa que outros poderão apelar de lado pop. Não se nega isso, mas quando soa bem, porque é que havemos de ter preconceitos? Algures entre o rock e o hard rock, boas melodias, excelentes solos de guitarra e uma personalidade própria, não há muito que fique a faltar. E não falta.

8.5/10
Fernando Ferreira


Lionville – “So Close To Heaven”

2022 – Frontiers Music

Os Lionville já são garantia de qualidade no que ao A.O.R. diz respeito pelo que as expectativas para este quinto álbum são naturalmente altas. Não ficámos desiludidos e acredito que quem gosta de melodias intemporais também não vão ficar. Atenção, quando falamos de melodias intemporais, neste caso em concreto, há sempre a forte referência à década de oitenta, seja pelos arranjos de teclados, seja pelas melodias e refrões. Bons temas e um conjunto sólido de clássicos para a banda – “Angel Without Wings” é sem dúvida um daqueles que fica imedaitamente na memória. Classe.

8/10
Fernando Ferreira


Steve Dalton – “Primitive”

2022 – Pride & Joy Music

Steve Dalton é um músico e compositor inglês que está radicado na Suécia. Este seu trabalho é tocado inteiramente por ele e cantado por Raphael Gazal (que também produz o disco) em grande parte do disco. As duas restantes faixas são cantadas por Ross Griggs e David Saylor, entretanto falecido. É um disco mais voltado para a canção no seu sentido mais puro da palavra do que propriamente daquilo que se poderia esperar por parte de um multi-instrumentista – ou seja algo mais virtuoso. Sóbrio e com o foco na construção de temas que vão do rock ao hard’n’heavy, é um disco interessante onde a única limitação é nem sempre ser coeso de faixa para faixa.

6.5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.